Maringá Post ganha coluna literária com a autora maringaense Josi Guerreiro

Maringaense, ela é formada em artes visuais, com pós em docência no ensino superior e arte, cultura e educação, e há mais de dez anos trabalha como professora de desenho. 

  • Josi Guerreiro é a nova colunista de Literatura do Maringá Post. Além de ilustradora e autora, ela é cosplayer, designer e professora. 

    Maringaense, ela é formada em artes visuais, com pós em docência no ensino superior e arte, cultura e educação, e há mais de dez anos trabalha como professora de desenho. 

    Ela começou como voluntária no Niss Ney Braga, trabalhou na Desenhart, foi estagiária do Centro de Ação Cultural, e por mais de uma década trabalhou no Centro da Juventude Antonio Paulo Pucca. Lá, ela lecionava  mangá e desenho artístico para crianças socialmente fragilizadas.

    Foi a aproximação com crianças naquela época que fez com que Josi definisse o público infanto-juvenil e novo adulto, como alvo de suas histórias. 

    “Desde muito cedo a arte faz parte da minha vida. Aos 13 anos esbocei um romance clichê, que com todo capricho, passei a limpo em um caderno de brochura e fiz até ilustração de capa. Foi meu primeiro livro não oficial, que se perdeu com as mudanças. Eu também escrevia poesias nesta época”, diz Josi. 

    No ensino médio Josi ganhou um concurso de histórias em quadrinhos sobre prevenção de AIDs e DSTs, promovido pela Secretaria de Saúde. Desse concurso, ela conseguiu seus primeiros materiais artísticos profissionais.

    Josi já publicou três contos em antologias: Conto “EVA” na antologia “Ano zero”; “O natal ininterrupto de Laika”, na antologia “Memórias natalinas” e “A mais bela (vestida em escarlate)” na antologia “Assinado nós”.

    “Como autora, tenho a preocupação de que meus escritos sejam acessíveis em uma linguagem simples porém rica, priorizo uma história dinâmica. Adoro narrativas quebra-cabeça com diversos pontos de vistas e pistas para o leitor, e claro, priorizo brasilidade e cenários nacionais, com personagens bem construídos que geram identificação”, explica. Em 2020 ela publicou seu primeiro livro, “Final Apocalypse – O Réquiem das sombras”, e em 2022 publicou sua segunda obra, “Projeto Escher – Os caminhantes do sonho”.

    Na LiteraturaPost, Josi pretende publicar indicações de livros, reflexões literárias, entrevistas com autores e o processo criativo e etapas da produção de um livro. Para conferir a coluna clique AQUI.

    Comentários estão fechados.