Laboratório do Hospital Universitário é habilitado para realização de teste RT-PCR

  • O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Regional de Maringá (LAC-HUM) foi habilitado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para realização do teste RT-PCR, que identifica e confirma a infecção pelo novo coronavírus por meio da secreção nasal. Com isso, as amostras coletadas não precisam mais ser enviadas a Curitiba para realização da chamada contraprova, o que possibilita o aumento e a rapidez nos diagnósticos.

    O HU é o único hospital público da região com esta habilitação. O resultado leva apenas três horas para sair e são realizados cerca de 130 por mês para atender a demanda interna. Foi necessário investimento em equipamentos, infraestrutura e capacitação de funcionários para obter a habilitação. O aparelho que realiza os testes chama-se GeneXpert e foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar do deputado estadual Evandro Araújo.

    A diretora de análises clínicas e farmácia hospitalar, Solange Cardoso Martins, explica que após a coleta, a amostra é depositada em um recipiente específico e introduzida dentro do equipamento que faz a leitura se há ou não a presença do vírus. “Não precisamos fazer toda uma logística para enviar as amostra até Curitiba, isso gera economia e ajuda a desafogar a demanda tão grande do Lacen, deste modo somos nós mesmos que lançamos os dados oficiais no sistema de saúde do estado”, ressalta.

    A chefe da divisão de análises clínicas do HUM, Silvia de Sousa Dantas Alczuk, conta que foi necessário atender uma séria de exigências e requisitos sanitários para conquistar essa habilitação. “No total foram 15 itens solicitados, que vão desde entrega de documentos sobre os equipamentos e dos responsáveis técnicos, até a adequação do espaço onde seria realizado os testes. Uma vez habilitado, nos comprometemos a informar diariamente a realização dos exames por meio do sistema Gerenciamento do Ambiente Laboratorial”.

    O deputado Evandro Araújo se disse alegre pela possibilidade de servir a comunidade por meio do Hospital Universitário, cumprindo seu dever de parlamentar e atento às demandas da região. “O serviço que é prestado aqui é de excelência e procuramos ajudar para melhorar cada vez mais. A gestão do HUM é muito assertiva e é um prazer defender e lutar para atender suas necessidades e fazer os recursos do estado chegarem até aqui”.

    Comentários estão fechados.