Maringá Post
Maringá Post - Notícias de Maringá e Região - O portal oferece as últimas notícias e novidades. Independente, sempre.

Conseg elege diretoria nesta sexta e ainda aceita inscrição de chapas

  • O Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg) realiza nesta sexta-feira, 28, eleição para renovação de sua diretoria para o mandato 2021-2023. Até as 9 horas, momento da votação, ainda será aceita a inscrição de chapas para o pleito.

    A exemplo do que acontece há várias eleições do Conseg, falta gente interessada em disputar a presidência, que quase sempre acaba ficando com o coronel da reserva da Polícia Militar Antonio Tadeu Rodrigues, ex-comandante do 4º. Batalhão da Polícia Militar (4º. BPM) e um dos fundadores do Conseg, há quase 40 anos, que aceita a função para que o Conselho não fique sem presidente.

     

    O que é o Conseg?

    O Conseg de Maringá foi o primeiro a ser criado no Brasil – junto com o de Londrina – e acabou servindo de modelo para outros que hoje existem em todo o País. Ele é fruto da iniciativa da comunidade em um momento, em 1983, em que a segurança pública passava por profundas dificuldades.

    O Conseg é um órgão formado por pessoas de diferentes setores da comunidade, que discutem e planejam medidas para melhorar os problemas relacionados com a segurança pública em Maringá. Ele realiza campanhas e eventos educativos para tornar a cidade mais segura e os cidadãos mais conscientes de seu papel na segurança de todos.

     

    Quem pode se candidatar

    Qualquer cidadão pode participar do Conselho Comunitário de Segurança, voluntariamente. Para o cargo de presidente é preciso morar, trabalhar, estudar ou representar organização que atue na área de circunscrição do Conseg Maringá, ser voluntário, ter idade mínima de 18 anos, conduta ilibada e idoneidade moral a ser conferida pela Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

    A composição mínima da chapa concorrente ao processo eleitoral será obrigatoriamente de: Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário (2º Vice-presidente) e 1° Tesoureiro (Diretor Financeiro), que integrarão a Diretoria Executiva.

    As funções de 2º Secretário (Diretor Jurídico) e 2º Tesoureiro (Diretor Executivo), ambos integrantes da Diretoria Executiva, bem como os três membros para composição do Conselho Fiscal são opcionais.

    As chapas concorrentes deverão ser apresentadas por Requerimento de Inscrição de Chapa, conforme modelo disponível no site da Coordenação Estadual dos Consegs. Junto do requerimento é preciso apresentar os Atestados de Antecedentes Criminais de todos os inscritos – o documento deve ser gerado gratuitamente no site da Polícia Federal.

    A documentação deve ser entregue até 28 de maio às 9h na sede do Conseg, que fica no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), na rua Basílio Sautchuck, 388, 1º andar.

    Caso apenas uma chapa se habilite ao processo eleitoral, a eleição se dará por aclamação.

    Comentários estão fechados.