Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conseg, vai receber Comenda Américo Marques Dias da ACIM

Por: - 4 de julho de 2019
O coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conseg, vai receber a Comenda Américo Marques Dias da ACIM / Divulgação ACIM

No dia 26 de julho, o coronel Antonio Tadeu Rodrigues, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), vai receber a Comenda Américo Marques Dias, a mais alta honraria concedida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). 

Natural de Tibagi-PR, o coronel Antonio Tadeu Rodrigues, 72 anos, se formou oficial da Polícia Militar pela Academia da PMPR em 1968. Mudou-se para Maringá em 1972, quando foi transferido para o 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM). Na cidade, se formou em Direito na Universidade Estadual de Maringá (UEM), e em 1983, participou da criação do primeiro Conselho Comunitário de Segurança do Brasil.

“Há 36 anos, Maringá estava passando por uma fase muito violenta, com quadrilhas invadindo as residências. A sociedade se juntou e criou o conselho. Desenvolvemos um plano de segurança para Maringá e estamos cumprindo muito bem. O primeiro [conselho] nasceu em Maringá, o segundo foi em Goiás, depois levamos para São Paulo e espalhou no Brasil inteiro”, conta. 

Em 1988, o coronel Antonio Tadeu Rodrigues assumiu o comando do 1º Batalhão da PMPR em Ponta Grossa e dois anos depois, retornou a Maringá, quando se tornou comandante do 4º BPM. Ele foi promovido a coronel em 1993, quando esteve à frente da Diretoria de Apoio Logístico, em Curitiba. Em 1996, quando se aposentou na Polícia Militar, foi convidado para assumir a Penitenciária Estadual de Maringá (PEM).  

“No primeiro momento, não imaginei fazer isso. Mas depois, fiz algumas propostas: disse que assumiria a PEM desde que não fosse colocado um preso a mais da capacidade. Além disso, disse que os presos tinham que trabalhar e estudar. Passei 12 anos lá, com todos os presos trabalhando e estudando, e nunca tivemos nenhum problema. É importante que eles trabalhem, para eles e para a sociedade, porque isso reflete na tranquilidade do presídio. O preso que não trabalha fica agressivo e cria rebelião”, afirma. 

O projeto “Visão de Liberdade”, coordenado pelo Conseg e implantado na PEM durante a direção do Coronel Rodrigues, foi o vencedor do Prêmio Innovare 2017, na categoria Justiça e Cidadania. No projeto, que é mantido até hoje, os presos confeccionam materiais didáticos adaptados para deficientes visuais, como livros em braile, audiolivros e materiais em alto relevo.

Em 2009, o Coronel Rodrigues assumiu a presidência do Conseg de Maringá, onde está até hoje. Segundo ele, a cidade tem baixo índice de criminalidade, mas a segurança deve ser uma preocupação constante.

“O índice, principalmente de homicídios, é baixo em Maringá, graças ao empenho das polícias Militar, Civil e Federal. Toda segunda-feira nos reunimos no Conseg para discutir ações, e vemos a preocupação da sociedade em melhorar a questão de segurança, que é uma preocupação eterna. A segurança da nossa cidade vai atrair mais moradores, mais empresários. Maringá foi destacada novamente como a melhor cidade para se viver no país”, ressalta.

Nesta quinta-feira (4/7), o coronel Rodrigues embarcou para Curitiba, onde se reuniu com o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária para discutir ações de segurança para Maringá. “Estamos em Curitiba para pedir que esse novo governo não esqueça Maringá. O investimento dos nossos parceiros tem sido muito bom na área de segurança, e vamos tentar com o novo governo melhorar ainda mais a segurança pública na cidade”, acrescenta.

Ao ser questionado sobre a Comenda Américo Marques Dias, que vai receber no dia 26 de julho, o coronel Antonio Tadeu Rodrigues demonstrou gratidão. “Sempre me dediquei a ações de segurança, mas nunca imaginei receber essa comenda. Agradeço muito à direção da ACIM e ao presidente Michel Felippe Soares pela homenagem que, para mim, é emocionante”, diz.

Comenda Américo Marques Dias

A Comenda Américo Marques Dias foi criada em 2003 e leva o nome do primeiro presidente da ACIM. Até agora, foi entregue a seis pessoas: Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo de Maringá (em 2003); Adriano José Valente, advogado e ex-prefeito da cidade (em 2007); Joaquim Romero Fontes, agropecuarista e um dos fundadores da Sociedade Rural de Maringá (em 2008); Manoel Mário de Araújo Pismel, pioneiro e ex-presidente da ACIM (em 2013); Jefferson Nogaroli, empresário que presidiu a ACIM, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e o Sebrae/PR (em 2015); e Wilson de Mattos Silva, reitor da Unicesumar (em 2017).

Neste ano, a solenidade conta com o patrocínio do Maringá Park Shopping, Unimed Maringá, CooperCard, Sicoob, Sancor Seguros, Cocamar, Crivialli, Supermercados Cidade Canção, Arilu, Certezza Consultoria Empresarial, Fomento Paraná, Unicesumar, Centro Universitário Cidade Verde (UNIFCV) e Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Noroeste do Estado do Paraná (Sinepe/NOPR).

A entrega da Comenda Américo Marques Dias ao coronel Antonio Tadeu Rodrigues vai ser realizada no dia 26 de julho, às 20h, no Moinho Vermelho. O convite pode ser adquirido na secretaria da ACIM.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.