IBGE suspender processo seletivo e adia realização do Censo Demográfico para 2021

Por: - 18 de março de 2020
Censo Demográfico fica adiado para 2021 / Reprodução UOL

Devido às orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública, causado pelo Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu suspender o processo seletivo para a contratação de profissionais e adiar a realização do Censo Demográfico de 2020 para 2021.

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

O IBGE também leva em consideração a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus.

Em contrapartida, em 2021, o Ministério da Saúde se compromete a realocar orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo Demográfico pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico vai ter como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores está suspenso. Os candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição vão ser reembolsados conforme orientações a serem publicadas pelo portal do IBGE.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.