Ministra Damares Alves vem a Maringá para recepção de famílias de motoristas venezuelanos

Familiares dos motoristas venezuelanos vão chegar em avião da Força Aérea Brasileira (FAB)

  • A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves vem a Maringá nesta quinta-feira (24/10) para participar da recepção de familiares dos 38 motoristas venezuelanos contratados para trabalhar na Transpanorama Transportes.

    A chegada de 49 familiares dos motoristas a Maringá é organizada pela empresa com o apoio do Exército Brasileiro (Missão Acolhida) e da ONU. A maioria do grupo é formada por esposas e filhos dos motoristas.

    Os familiares dos motoristas venezuelanos vão chegar em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e vão ser recepcionados no Sest Senat. O Exército fez a triagem médica, em Boa Vista (RR), providenciando a vacinação e os trâmites legais.

    Na recepção, os familiares vão ser acolhidos por 24 voluntários da empresa, que foram selecionados pela Transpanorama. Após a cerimônia de chegada, os venezuelanos vão ser  conduzidos até as residências alugadas pela transportadora. No total, são 12 casas, que estão mobiliadas e com geladeira farta.

    Assim que desembarcarem, os familiares vão receber o atendimento básico para verificar como estão as condições de saúde no momento da chegada, em seguida vão passar a receber médico integral, conforme suas necessidades.

    A Secretaria da Saúde vai disponibilizar medicamentos e o SEST SENAT vai dispor de profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas e psicólogos.

    A Transpanorama levou em consideração alguns requisitos para providenciar o lar para essas famílias. Foi verificado o mapeamento da região, valor, acesso a serviços públicos e espaço do ambiente para comportar todos os membros da família.

    Após a chegada dos familiares, será feita a integração, acompanhamento e fortalecimento dos vínculos. Além de atendimento médico, vai ser concedida assistência jurídica e profissional, assistência educacional e assistência emocional.

    O projeto nasceu da parceria entre a Transpanorama e o Instituto Sendas, com o objetivo de acolher e integrar as famílias dos colaboradores venezuelanos que recentemente foram incorporados à empresa.

    Os venezuelanos contratados como motoristas passaram por processo seletivo em Boa Vista (RR), no final de junho e chegaram em Maringá no dia 9 de julho. Desde então, fizeram treinamentos teóricos e práticos.

    Recentemente, eles encerraram todo o processo exigido pela empresa e receberam o certificado de formatura. No total, cada um passou por 520 horas de treinamento.

    Desde que chegaram a Maringá em julho, os custos dos venezuelanos foram mantidos pela Transpanorama, como alojamento, alimentação e lavanderia.

    A ideia de trazê-los para trabalharem nas operações teve duas finalidades, segundo a Transpanorama. Contribuir humanitariamente e contratar motoristas para atuarem como folguistas e que cubram férias. Mesmo com o recrutamento e seleção dos estrangeiros, a Transpanorama continuou a contratar motoristas brasileiros.

    Os motoristas receberam todo o suporte para fazer a transferência da CNH venezuelana para a brasileira, foram treinados e em seguida iniciaram as viagens com os caminhões da transportadora. Durante 30 dias, eles estão sendo acompanhados por um motorista padrinho, ou seja, um colaborador da empresa com anos de experiência na boleia.

    Serviço:

    • Data: 24 de outubro
    • Local da chegada: Recepção – SEST SENAT de Maringá.
    • Horário: 16h30
    • Endereço: Estrada Pinguim, 1324 – Gleba Ribeirão Pinguim

    Comentários estão fechados.