UEM inova e desenvolve aplicativo para a 12ª Mostra de Profissões. Tecnologia reduz impacto ambiental e se aproxima de jovens

  • A Universidade Estadual de Maringá (UEM) desenvolveu um aplicativo para a 12ª Mostra de Profissões. Para a edição de 2018, haverá apenas uma versão para Android. O App Profissões UEM já pode ser baixado na loja do Google Play.

    Com a tecnologia, os estudantes terão condições de acessar pelo celular o resumo dos curso, o tempo de conclusão, o objetivo e informações sobre a atuação profissional. Quem for visitar a mostra de profissões também terá acesso aos mapas dos locais de realização do evento.

    Até 2017, o material de divulgação do evento era impresso e tinha o formato de livreto. Segundo a UEM, o uso do aplicativo para a 12ª Mostra de Profissões permitiu a economia de R$ 15 mil em serviços gráficos, além de reduzir o impacto ambiental.

    O aplicativo foi desenvolvido dentro da universidade e a expectativa é que a novidade atrai mais o interesse dos jovens, antenados em novas tecnologias. “A informação está muito mais atrativa, intuitiva e interativa”, destaca o analista de informática da Comissão de Vestibular Unificado (CVU/UEM), Giancarlo Lucca, que desenvolveu o App.

    “A identidade visual da Mostra de Profissões foi mantida. O aplicativo entrega todas as informações que os visitantes precisam e respeita a política ambiental da UEM”, ressalta André Scarate, coordenador de promoção e relações públicas da Universidade.

    A versão eletrônica foi idealizada pela Coordenadoria de Promoção e Relações Públicas (CPR), vinculada à Assessoria de Comunicação Social (ASC), e desenvolvido em parceria com a CVU e Diretoria de Ensino de Graduação (DEG) da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).

    A mostra de profissões é organizada pela DEG e foi criada para divulgar os cursos que são oferecidos pela UEM. Além disso, é uma estratégia para que os jovens façam uma escolha mais consciente do curso universitário, ampliando a visão e as perspectivas em relação à universidade e aos diversos campos profissionais.

    UEM espera por 20 mil visitantes nos diferentes campus

    A estimativa é que a edição de 2018 receba 20 mil pessoas nos diferentes campus. O evento tem a participação de acadêmicos da UEM, que trabalharam como monitores, coordenadores de cursos, pró-reitores, tutores do PET (Programa Especial de Treinamento) e coordenadores do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência).

    “A Mostra de Profissões tem características sociais extremamente relevantes para Maringá e cidades vizinhas, atingindo ainda o interior dos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, dos quais muitos alunos prestam vestibular ou o processo de seleção pelo PAS”, afirma a pró-reitora de Ensino, Ana Obara.

    Entre os dias 2 e 24 de agosto, o evento ocorre nos campus regionais de Cianorte, Goioerê, Ivaiporã, Umuarama e Cidade Gaúcha. Em Maringá, a 12ª Mostra de Profissões ocorre nos dias 30 e 31 de agosto no CAP (Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM), localizado dentro do campus sede da instituição.

    A visita é aberta ao público. Para os colégios e escolas é necessário fazer o agendamento via formulário eletrônico no site do evento.

    Comentários estão fechados.