O rock and roll, conhecido também como rock’n’roll, é um estilo musical que surgue nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: country, blues, R&B e gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.
Em cada década foram surgindo bandas inovadoras, tais como caras do tipo – Elvis Presley tido como o Pai do rock – rapaz branco vindo da cidade de Memphis, no Tennessee, cantava no coro da igreja quando criança e recebeu influência do blues, vertente musical de origem negra.
Nos anos 60 aparecem novos nomes na cena e o rock ganha ainda mais o coração do público.
Têm destaque nesse momento: The Doors, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, além das bandas The Beatles e Rolling Stones, que fizeram um sucesso estrondoso, ganhando fãs no mundo todo.
Ja nos anos 70 e 80 a uma mescla de generos de Rock – Nessa fase os shows eram monumentais, com grande público enchendo enormes locais.
Nos anos 80 o comportamento e estética visual que imperavam eram bastante excêntricos, trazendo muito brilho, penteados e roupas exageradas.
No meio musical não foi diferente, as bandas apresentavam essa ousadia e as que têm destaque foram nomes como : Bon Jovi, Van Halen, New Order, The Cure, Pretenders, Roxette, e muitas outras.
Como foi dito, muitos tipos de rock surgiram, com variadas características, agradando um público diverso.
Fica evidente a variedade da pegada Rock com estilos variados.:
Blues Rock , Hard Rock , Punk Rock ,Heavy Metal, Garage Rock , Rock psicodélico, Rock progressive Glam Rock, Folk Rock entre outros.
No Brasil, o rock também teve seus grandes expoentes. Aqui, o estilo musical começou a ganhar força no início dos anos 60.
A primeira representante do gênero foi Celly Campello, com um rock bem inocente. No mesmo estilo surge o movimento de Jovem Guarda, tendo Wanderléa, Roberto Carlos e Erasmo Carlos como ícones.
Mais tarde surgiram bandas que se tornaram verdadeiros clássicos – reconhecidas mundialmente – como Os mutantes, formada em 1966, e Secos e Molhados, já da década de 70. Outro nome importante dessa época é Raul Seixas.
Para falar mais a respeito, Converso com uma profissional do ramo da arte musical Adriana Panndora, membra da Banda barra pesada. Com, vocês Adriane Panndora:
Maringá Post.: Porque Panndora?
Adriane Panndora.: Pandora porque é um nome feminino e está relacionado a mitologia grega. Gosto muito de mitologia grega e achamos um nome interessante para a banda. Mas daí acrescentamos um N a mais no nome para dar uma diferenciada.
Maringá Post.: Quais os nomes de cada membro e sua função.
Adriane Panndora.: Camila Granger (vocal), Adrismith (bateria), Luana Bomb (guitarra), Taíse Bijora (baixo) e Luana Maran (guitarra).
Maringá Post.: quantos anos tem a banda?
Adriane Panndona.: Ano 2000.
Maringá Post.: Porque fazer um som pesado?
Adriane Panndora.: Na verdade tocamos Heavy Metal tradicional e um pouco de Hard Rock e Rock n Roll. Não acho pesado rs. O único motivo é que gostamos desse estilo, porque não nos dá retorno financeiro algum rs. Tocamos porque amamos a música, e as composições saem naturais. Não é imposto “tem que ser metal”. A música flui simplesmente. Temos duas baladas inclusive. Tocamos o que amamos, sem nos importar com modismo ou o que a mídia impõe.
Maringá Post.: Quantos CDS gravados?
Adriane Panndonra.: Temos dois CDs de estúdio, uma coletânea lançada em Portugal, uma disco 7 polegadas lançado na Grécia, vários EP’s e uma fita cassete.
Maringá Post.: Quais proximos projetos?
Adriane Panndora.: Pretendemos compor, fazer alguns shows com a nova formação da banda e gravarmos mais vídeo clipes.
Resumo .: Acho que não conquistou, que era fazer uma turnê européia. Mas nosso primeiro álbum foram vendidos todas as cópias e nosso último foram vendidos todos na Europa. Ficamos contentes com esse resultado.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.