Abram alas que eu quero passar” A arte pede passagem para um País rico em propina e pouca educação. Algumas espécies de gente, mente porque não aguenta o peso libertador que a arte implica. Hoje quero abordar  com todo cuidado e carinho uma companhia cuja seu trabalho e empenho é espetacular.

Mas antes, preciso evocar um o pouco do passado até o legado de muitos artistas. Hoje em se tratando abordarei  o Teatro como temática do artigo.

“O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. … Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental”.

“No Brasil Uma das primeiras manifestações ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto”.

Desde sua fundação em 1994, a Cia Pedras, preparou vários profissionais que estão hoje  levando arte por todos os cantos, assim pretende deixar um lampejo de humanidade e revolução.

A equipe Cia Pedras, carrega no peito uma fagulha de utopia de ensinar técnicas teatrais, circenses…para que os alunos se aperfeiçoem , internalizem conhecimentos  de vários mestres da área artística como:  (Deucroux, Brecht, Boal, e tantos outros, além da pesquisa incessante de Iara Ribeiro).

“Mais acima  de tudo, o grupo anseia  propor aos alunos,  que consigam olhar   a arte … a vida com olhar do “nós” e não do “eu”. começamos um bate papo com essa profissional impar na arte do Teatro Iara Ribeiro. Lembrando que pra quem quer ser ator/atriz, o Curso  já apresenta na sua ementa prática e teórica, subsídios e fundamentos,  preparando o aluno para os conteúdos solicitados pelo Sindicato dos Artistas para a obtenção  do DRT (registro profissional)”.

O Teatro além de trabalhar a socialização, o pensamento, o desenvolvimento corporal, vocal e uma gama desencadeadora de sentimentos, aprimora a criatividade, ativa a espontaneidade e nos leva a conhecer nosso universo. A Companhia oferece ainda no mês de Agosto uma oficina de Teatro e Circo totalmente grátis.

Maringá Post .: Quais são os próximos projetos? –

Iara Ribeiro.: Em agosto a Cia Pedras inicia a Oficina de Teatro e Circo que irá até dezembro e faz parte do Edital Territórios Culturais da Secretaria Municipal de Maringá Prefeitura de Maringá . Os outros eventos e viagens da Cia, ainda estão sendo agendados, pois dependemos da flexibilização dos decretos das Cidades e dos Estados.

Maringá Post.: As dificuldades que o teatro enfrenta? Por exemplo; falta de grana para investimento, e ou patrocínio?

Iara Ribeiro replica.: Além da crise pandêmica que estamos vivendo, falta de políticas públicas efetivas, porém é preciso que os grupos realizam suas ações, porque a arte não pode parar.

A Cia foi fundada por  Iara Ribeiro (atriz, escritora,  professora e diretora teatral).

A Cia procura fazer de seu trabalho uma forma de colaborar para o pensamento crítico e humanizador e se preciso for “ser pedras nos sapatos e pedras nos caminhos”.

Leia mais: https://www.ciapedrasteatroecirco.com.br/

 

 

 

Luiz Renato Vicente é acadêmico de Filosofia da UEM (Universidade Estadual de Maringá). Vencedor de duas Edições do Prêmio Melhor Leitor do Ano pela Rotary Club Internacional e Semuc. 2017 ( 2º lugar) e 2019 ( 1º lugar) na categoria adulto. Autor do Livro Desamparo ( Micro-Contos) Pela AR Publisher Editora.

1 COMENTÁRIO

  1. PARABÉNS PELA ÓTIMA COLUNA QUE CADA VEZ MAIS TRANSPARECE A FACE DE MARINGÁ, SUCESSOS!!!

Comments are closed.