Dicas de receitas saudáveis (com pinhão!) utilizando apenas um utensílio

Compartilhar

O estilo de vida acelerado dos dias de hoje requer a atenção constante em diversas tarefas pessoais e profissionais. A rotina exaustiva do dia-a-dia, mais o cuidados dos filhos e com a casa, faz com que muitas pessoas cheguem ao fim do dia quase sem forças para pensar em cozinhar ou em comer algo saudável para manter uma dieta equilibrada.

O cansaço faz com que muitos apelem para alimentos industrializados sem valor nutricional algum ou a fast-food de qualidade duvidosa. Mas há opções saudáveis e rápidas para quem busca um estilo de vida balanceado mesmo com um cotidiano corrido.

Abaixo, apresentamos algumas receitas saudáveis e naturais, que você vai poder preparar apenas com uma frigideira boa e barata, para que o ato de cozinhar seja simples e não se converta em um esforço.

Panquecas de pinhão

O pinhão é um dos produtos mais famosos do Paraná e é extremamente saudável. A receita de panqueca é muito simples.

Ingredientes:

4 colheres de pinhão cru
6 colheres de farinha de trigo (ou de espelta para uma versão mais saudável)
1 xícara de leite
2 ovos
300g de camarão
Tomate
Alho
Pimenta
Cebola
Cheiro-verde
Queijo ralado
Molho de tomate

Para a massa, você deverá moer os pinhões e logo misturá-los com a farinha, os ovos e o leite. Na frigideira, refogue o camarão, os tomates e os temperos. Com a massa de pinhão, prepare as panquecas e coloque o recheio sobre a massa e enrole. Cubra com o molho de tomate e queijo. Se preferir, leve as panquecas ao forno para grantiná-las.

Batata doce, abacate e ovos

2 batatas doces médias
1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta a gosto
3 ovos grandes
1 abacate

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Descasque as batatas doces, corte-as em cubos e tempere com o azeite, sal e pimenta. Asse as batatas por 25 minutos, virando de vez em quando. Coloque-as em uma frigideira de forno e faça três de buracos de 3cm para colocar os ovos. Leve tudo ao forno e deixe assar por mais 5 minutos. Tire a frigideira do forno e coloque o abacate cortado em dados. Tempere com sal e pimenta outra vez e sirva imediatamente.

Costelas de porco com molho de tomate picante

1 colher de sopa de azeite
4 costelas de porco desossadas
1 cebola grande picada
1 lata de molho de tomate
1/4 xícara de água
2 colheres de chá de pimenta em pó
1 colher de chá de orégano seco
1 colher de chá de molho inglês
1/2 colher de chá de açúcar
1/2 colher de chá de pimenta vermelha

Em uma frigideira grande, aqueça o óleo em fogo médio e deixe que as costelas de porco dourem em ambos lados. Remova e deixe que se mantenham mornas. Na mesma frigideira, refogue a cebola e adicione os ingredientes restantes. Devolva a carne à frigideira e deixe ferver. Baixe o fogo, tampe a frigideira e deixe ferver por mais 15-20 minutos ou até ficarem macias. Deixe repousar 5 minutos antes de servir e sirva com molho.

Peru ao curry

1 xícara de aipo fatiado
1/2 xícara de cenouras cortadas
1 xícara de leite semidesnatado
2 colheres de sopa de amido de milho
3/4 de caldo de frango com teor reduzido de sódio
2 xícaras de peru ou frango cozido em cubos
2 colheres de sopa de cebola picada
1/2 colher de chá de alho em pó
De 1 a 4 colheres de chá de curry em pó

Arroz branco (opcional)

Refogue o aipo e as cenouras até ficarem macios. Em uma tigela, misture 1/4 xícara de leite e amido de milho até ficar homogêneo. Adicione o caldo e o leite restante; misture. Despeje a mistura sobre os vegetais e deixe ferver, mexendo a cada 2 minutos ou até engrossar. Adicione o peru, cebola, alho em pó e curry em pó; mexendo ocasionalmente. Sirva com arroz se desejar.


Compartilhar

Autor

Notícias Relacionadas