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Um apagão cibernético de grandes proporções está causando atrasos em voos, prejudicando serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo nesta sexta-feira (19).
O problema está aparentemente relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Impacto nas Companhias Aéreas
Companhias aéreas como American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam seus voos devido a problemas de comunicação.
A suspensão ocorreu logo após a Microsoft anunciar que havia resolvido uma interrupção de seus serviços em nuvem, que afetou várias companhias aéreas de baixo custo. No entanto, não está claro se esses problemas estão diretamente relacionados.
Situação no Brasil
No Brasil, até as 8h desta sexta-feira (19), não havia relatos de voos afetados. Contudo, clientes de bancos como Banco do Brasil, Bradesco, Banco Pan, Neon e Next enfrentam instabilidade em seus aplicativos. Bolsas de valores em todo o mundo também registraram intercorrências nas operações.
Na manhã desta sexta-feira (19), o aplicativo do Banco Bradesco mostra a seguinte mensagem:
“Atenção… Em virtude de um apagão cibernético global, alguns canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade desta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente. Mas não desistale o app pra não perder sua Chave de Segurança.”
Efeito Global
O setor de viagens é um dos mais atingidos, com aeroportos em Tóquio, Amsterdã, Berlim e diversos terminais na Espanha relatando problemas em seus sistemas e atrasos. A Ryanair, maior companhia aérea da Europa em número de passageiros, alertou sobre falhas em seus sistemas de reserva.
Outros Setores Afetados
No Reino Unido, sistemas de reservas médicas estão fora do ar, afetando o atendimento em hospitais. A Sky News, uma das principais emissoras de notícias do país, também está fora do ar, pedindo desculpas por não poder transmitir ao vivo. Bancos e outras instituições financeiras da Austrália à Índia e à África do Sul estão enfrentando falhas em seus serviços. O LSEG Group relatou uma interrupção em sua plataforma de dados e notícias Workspace.
Declaração da Microsoft
A Microsoft afirmou que a falha foi resolvida, mas alertou que problemas residuais ainda podem ocorrer. Até o momento, não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
O que diz a CrowdStrike
Segundo informações de agências internacionais, o problema aconteceu devido a uma atualização na plataforma Falcon, da CrowdStrike, que faz a segurança de vários sistemas importantes no mundo, entre eles a Microsoft.
Na rede social X (antigo Twitter), o CEO da CrowdStrike, George Kurz, deu mais detalhes sobre o apagão cibernético e o que está sendo feito para resolver o problema:
“A CrowdStrike está trabalhando ativamente com seus clientes impactados por um defeito encontrado numa única atualização para servidores Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados; isto não foi um incidente de segurança nem um ciberataque. O problema foi identificado, isolado e um conserto está sendo feito. Encaminhamos os clientes ao portal de suporte para as mais recentes atualizações e vamos continuar oferecendo atualizações completas e contínuas em nosso site.”
Mais informações devem ser divulgadas em breve.
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