Prefeitura contrata novos agentes e amplia efetivo da Guarda Civil Municipal em 40%

Os novos agentes da Guarda Civil Municipal foram contratados por meio do concurso público realizado no ano passado.

  • Por Felipe Augusto / PMM

    Nesta segunda-feira, 18, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Segurança, apresentou os 45 novos agentes da Guarda Civil Municipal, que representam um aumento de 40% no efetivo da cooperação. Os novos servidores participaram de uma aula inaugural da Escola da Guarda, que foi instituída pelo município para formação, aperfeiçoamento e capacitação dos profissionais.

    A cerimônia de apresentação contou com representantes das forças de segurança de Maringá, como as polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, além de guardas municipais de cidades da região.

    Os novos agentes foram contratados por meio do concurso público realizado no ano passado. O curso de formação é a última fase do processo para ingressar definitivamente na Guarda. As atividades da Escola da Guarda serão coordenadas pela Guarda Civil Municipal. Também participarão da grade curricular promotores, delegados das polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária e Científica, além do Corpo de Bombeiros e Samu.

    O curso de formação terá duração de cinco meses, com cerca de 900 horas-aula, incluindo o estágio supervisionado. A grade curricular conta com mais de 30 matérias com aulas de defesa pessoal, direção de viatura, utilização do sistema de monitoramento do Centro de Controle Integrado (CCI), conhecimento jurídico e armamento e tiro, além dos testes físicos. O estágio supervisionado será realizado durante o patrulhamento diário, incluindo participação na Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar, Canil e Grupo com Apoio de Motocicletas (GCAM).

    O secretário de Segurança, Ivan Quartaroli, destacou que os investimentos realizados pela Prefeitura nos últimos anos transformaram a Guarda Civil Municipal. “A segurança dos maringaenses é prioridade. A Prefeitura segue com investimentos em efetivo, capacitação, estrutura, inovação e tecnologia, sempre com o compromisso de um trabalho de excelência”. Quartaroli pontuou, ainda, sobre a importância do trabalho dos agentes da Guarda na segurança da cidade. “Desejo aos novos servidores uma longa carreira na segurança pública. Que seja uma carreira de sucesso, que refletirá na segurança dos maringaenses”, afirmou.

    A comandante da Guarda, Silvia Regina de Jesus Ferreira, destacou os investimentos da gestão, que transformaram a Guarda em referência no Estado. “Esse momento é muito importante e marcante para a nossa Guarda: o início da Escola da Guarda com novos agentes contratados por meio de concurso público. Vamos proporcionar todas as condições de formação para termos agentes capacitados”, afirmou.

    Para a implantação da Escola da Guarda, a Prefeitura investiu R$ 50 mil. A unidade está localizada na sede da Secretaria de Segurança, onde as formações serão realizadas.

    Foto: Fábio Reina / PMM

    Comentários estão fechados.