Eleição 2024 vai substituir ao menos 15 dos 30 prefeitos da região de Maringá

Entre os municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), 13 chefes do Executivo já estão no segundo mandato e, portanto, não poderão ser candidatos a reeleição. No Paraná, ocorrerá em, ao menos, 35% dos municípios.

  • Entre os municípios da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), 13 chefes do Executivo já estão no segundo mandato e, portanto, não poderão ser candidatos a reeleição. No Paraná, renovação ocorrerá em, ao menos, 35% dos municípios.

    Por Victor Ramalho – Atualizado em 05/03/2024 às 09h

    Na região de Maringá, ao menos 15 prefeitos serão obrigatoriamente substituídos na Eleição 2024. O levantamento foi feito pelo Maringá Post. Entre os 30 municípios que compõem a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), em 15 o chefe do Executivo está no segundo mandato e, portanto, não poderá ser candidato a reeleição.

    A substituição ocorrerá, por exemplos, nas duas maiores cidades da região em números de habitantes. Em Maringá, Ulisses Maia (PSD) está concluindo seu segundo mandato, após ter assumido a gestão do município em 2016, assim como em Sarandi, onde Walter Volpato (Podemos) conclui seu 8º ano de gestão.

    As outras 13 cidades da região onde o atual chefe do executivo não poderá concorrer a reeleição são: Marialva, Ângulo, Doutor Camargo, Floresta, Itaguajé, Itambé, Mandaguaçu, Colorado, Ivatuba, Nova Esperança, Ourizona, Santa Fé e Santa Inês. Nos outros 15 municípios dos 30 que compõem a Amusep, o atual prefeito ou prefeita assumiu a administração em 2020, podendo se candidatar a reeleição, se assim desejar.

    Com isso, o percentual de renovação obrigatória dos executivos da região será de 50%, número superior ao Paraná. Em nível estadual, apenas 35% das cidades terão seus prefeitos(as) obrigatoriamente substituídos, por já estarem concluindo o segundo mandato. O levantamento estadual é do portal Bem Paraná.

    De acordo com o veículo, 143 das 399 cidades do Paraná tem prefeitos já em segundo mandato e, portanto, impedidos de se reelegerem.

    Imagem Ilustrativa/Arquivo/Agência Brasil

    Comentários estão fechados.