“Quero ajudar a melhorar a saúde das pessoas”, afirma Uilian da Farmácia, vereador eleito de Maringá

Eleito em outubro com 2.209 votos logo em sua primeira disputa eleitoral, Uilian da Farmácia (União) adiantou, em entrevista ao Maringá Post, projetos que quer tirar do papel. Representante do distrito de Iguatemi, ele afirma querer trabalhar por toda a cidade.

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    São anos dedicados a comunidade de Iguatemi. Já com quase 15 mil moradores, população maior do que vários municípios da região, o distrito viu crescer a demanda por serviços públicos em diversas áreas. E foi para levar essas reivindicações para o poder público que Uilian Moraes Segura, de 44 anos, resolveu disputar um cargo eletivo pela primeira vez.

    Com o nome de urna ‘Uilian da Farmácia’, saiu candidato a vereador pelo União Brasil, tendo sido eleito com 2.209 votos. Formado em Farmácia e empresário do ramo em Iguatemi, Uilian também é membro do Núcleo de Empresários daquele distrito, além de levar também suas contribuições ao Conselho de Saúde. Em entrevista ao Maringá Post, Uilian da Farmácia adiantou projetos que quer tirar do papel e não escondeu: a Saúde seguirá sendo uma de suas bandeiras.

    A defesa do setor está materializada no primeiro projeto que o parlamentar quer tirar do papel quando tomar posse, em janeiro: a criação de uma farmácia pública no Terminal Intermodal. Segundo ele, o objetivo é facilitar a logística para os maringaenses que, por vezes, precisam se deslocar em longas distâncias para pegar os medicamentos nos postos de saúde.

    “Acho que uma das principais bandeiras minhas vai ser melhorar a saúde do maringaense, inclusive eu já até fiz um anúncio de um projeto que eu já conversei com o Tiago Barros (futuro chefe de gabinete) para a gente lançar, que é fazer uma farmácia ali no Terminal Intermodal, para atender a população maringaense. Hoje, alguns medicamentos você consegue pegar em Iguatemi, Floriano e alguns outros postos de saúde mais afastados do centro, mas quando não tem a medicação, o paciente tem que pegar o ônibus e ir até o UPA Zona Sul ou Zona Norte para fazer a retirada, são dois ônibus para ir e vir, então a ideia de nós trazermos uma farmácia do município no Terminal Intermodal é para ter essa praticidade”, conta.

    Ainda de acordo com o futuro parlamentar, além de melhorar a logística de distribuição dos medicamentos, outra preocupação dele estará em instruir a população a fazer o uso correto dos remédios.

    “A ideia é fazer uma farmácia com farmacêuticos que possam prestar esse atendimento, mostrando o modo de usar correto dos medicamentos, ajudando as pessoas a entender como funciona o medicamento e a gente agregar o atendimento do farmacêutico naquele espaço. Então a gente vai cuidar melhor da saúde e isso traz economia também, porque se você ensina as pessoas a fazer o uso correto dos medicamentos, ela vai entender que fazendo esse uso ela vai trazer mais benefício para a vida dela, consequentemente a gente traz mais economia também”, disse.

    A preocupação com o distrito

    Para Uilian da Farmácia, a infraestrutura e qualidade de vida de Iguatemi melhoraram nos últimos anos, mas ainda há trabalho a ser feito. O empresário destaca a importância da chegada das forças de segurança do município ao distrito.

    “Hoje está um pouco melhor, não sei se é por fim de mandato, o que está acontecendo, mas enfim, nós temos que agradecer, até então, no começo do ano, nós não tínhamos força policial no distrito, era muito pouco, só quando realmente necessitava, lembrando no ano passado foi o local de maior morte, o primeira homicídio de Maringá esse ano foi em Iguatemi, por exemplo, e isso se deve muito à falta do policiamento presente. Hoje, junto com o Núcleo de Empresários e o Conseg, nós conseguimos fazer uma polícia integrada em Iguatemi, nós trouxemos essa ideia para o Ulisses, ele nos ouviu prontamente e acredito que vai funcionar melhor a partir do ano que vem. Nós estamos tendo lá a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar, isso é muito importante para o distrito porque assim a polícia na rua não é só no momento em que tem um assalto, um homicídio, algo assim, é a sensação de você olhar para fora e você ver a presença, porque traz mais segurança”, afirmou o vereador.

    Assista a entrevista completa com Uilian da Farmácia (União) no canal do Maringá Post no YouTube:

    Comentários estão fechados.