Maringá adianta início da vacinação contra Covid-19 para esta terça-feira

Cidade vai receber aproximadamente 6 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a Sinovac

  • A vacinação contra Covid-19 em Maringá, prevista para começar na quarta-feira (20/1), foi adiantada para esta terça-feira (19/1). As doses começam a ser aplicadas às 14h, em cinco profissionais de saúde, em cerimônia no Hospital Municipal.

    Segundo o prefeito Ulisses Maia (PSD), a vacina chegará nesta terça-feira, às 12h, no Aeroporto Regional de Maringá. O diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamin, informou que a regional vai receber 9.360 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Desse total, a maior parte será destinada para Maringá, que deve ficar com 6.053 doses.

    Segundo a prefeitura, nesta primeira etapa da primeira fase de vacinação, 5.185 pessoas serão imunizadas. São profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência para idosos.

    Em entrevista coletiva na segunda-feira (18/1), o prefeito Ulisses Maia informou que o início da vacinação estava previsto para quarta-feira. Naquele momento não havia informações sobre a quantidade de doses que o município deveria receber.

    A expectativa do diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamin, era que fossem enviadas doses suficientes para atender todo o grupo prioritário previsto nesta primeira fase da campanha de vacinação. De acordo com ele, são 18 mil pessoas nos 30 municípios que fazem parte da regional, entre profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus e idosos que vivem em instituições de longa permanência.

    O Paraná recebeu, para a primeira etapa da vacinação, 265.600 doses do imunizante CoronaVac. Na noite de segunda-feira, a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Paraná. Ela e outros sete colegas que desde o início da pandemia atuam na linha de frente do Complexo Hospitalar do Trabalhador foram vacinados.

    Comentários estão fechados.