Paraná Pesquisas realizará novo levantamento de intenções de voto à Prefeitura de Maringá

Registro da pesquisa na Justiça Eleitoral foi realizado nessa terça-feira (24). Esta será apenas a segunda e, provavelmente, a última pesquisa de intenções de voto na Cidade Canção antes da eleição, marcada para o dia 6 de outubro.

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    O instituto Paraná Pesquisas realizará um novo levantamento de intenções de voto à Prefeitura de Maringá. Contratada pela rádio CBN Maringá ao custo de R$ 40 mil, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral nessa terça-feira (24), sob o número PR-03428/2024.

    De acordo com o registro, a coleta de dados iniciará nesta quinta (26) e será finalizada no domingo (29). O resultado será divulgado na segunda-feira (30). Conforme o plano amostral, serão ouvidos 710 eleitores e o levantamento terá um índice de confiabilidade de 95%, com margem de erro de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Caso a divulgação se confirme, esta será apenas a segunda e, provavelmente, a última pesquisa de intenções de votos em Maringá antes do primeiro turno, marcado para o dia 6 de outubro. O primeiro e, até o momento, único levantamento, foi feito pelo mesmo Paraná Pesquisas e divulgado no dia 19 de agosto, poucos dias após o início do período eleitoral. Na ocasião, o estudo indicava a liderança de Silvio Barros II (Progressistas).

    Desde então, outros três levantamentos de uma empresa de pesquisas do Espírito Santo foram registrados na Justiça Eleitoral, com dois deles tendo as divulgações barradas pela Justiça, após pedidos de partidos, e um que a própria empresa desistiu de divulgar.

    O vazio de pesquisas eleitorais afeta o cenário?

    Na opinião do Cientista Político e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é pouco provável que a ausência de pesquisas eleitorais em Maringá afete a decisão do eleitor.

    “Não acredito que impacte tanto (na decisão do eleitor). É claro que temos aquele perfil mais conservador, que diz não querer perder voto, mas é bem difícil o eleitor mudar muito em virtude do resultado de uma pesquisa. Ao longo das eleições, com uma certa quantidade de tempo, se há uma sequência de pesquisas, é possível prever esse perfil, o que acaba impactando sim na decisão do eleitor. Agora, no cenário atual em Maringá, com uma pesquisa somente, não deverá haver tanto impacto”, disse.

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