Prefeitura de Maringá: Pesquisa aponta crescimento de Homero e liderança de Silvio Barros nas intenções de voto

Compartilhar

Estudo realizado pelo IRG Pesquisa e Inteligência Competitiva foi divulgado nesta terça-feira (17). Segundo colocado em 2020, Homero Marchese (Republicanos) cresceu 5% nas intenções de voto na comparação com o primeiro estudo, em abril. Silvio Barros (Progressistas) é o preferido de 39% dos eleitores.

Por Victor Ramalho

O IRG Pesquisa e Inteligência Competitiva, instituto de pesquisas de Curitiba, divulgou nesta terça-feira (17) um novo estudo de intenções de voto para a Prefeitura de Maringá em 2024. Trata-se da terceira pesquisa divulgada pela empresa em 2023.

No mais recente levantamento, Silvio Barros II (Progressistas) segue na liderança, com 39% das intenções de voto. Homero Marchese (Republicanos) aparece em segundo lugar, com 17%. Em terceiro lugar aparece o acumulado de “outros candidatos” citados pelos eleitores ouvidos, com 14%.

Dois dos prováveis candidatos da atual administração, Flávio Mantovani (Solidariedade) e Edson Scabora (MDB) ainda não são fortemente lembrados pelo eleitorado. Enquanto o diretor do Procon ocupa a 4ª posição, com 9% das intenções de voto, o vice-prefeito é o 6º colocado, com 7% dos votos. O estudo aponta ainda Do Carmo (União Brasil) em 5º lugar, com 7% das intenções, Ana Lúcia em (PDT) em 7º, com 6% e Evandro de Freitas (PSDB) em 8º, com 1% das intenções de voto.

Na comparação com os dois levantamentos anteriores, Silvio Barros II e Homero Marchese foram os nomes que mais cresceram. Ex-prefeito de Maringá entre 2005 e 2012, Barros tinha 33% das intenções de voto em abril, passou para 34% em agosto e tem agora 39% em outubro, liderando os três levantamentos. Já o ex-deputado estadual aparecia com 12% em abril, passou a ter 16% em agosto e tem agora 17% em outubro.

Metodologia

O mais recente estudo da IRG Pesquisa e Inteligência competitiva ouviu 962 maringaenses utilizando o método de Unidade de Resposta Audível (URA), um dispositivo eletrônico capaz de identificar dígitos e voz, e reagir a partir dessas informações. Por meio desse sistema, os entrevistados selecionam a sua opção ao digitar um número e registram resposta correspondente a opção desejada.

A pergunta feita aos entrevistados, via telefone, foi: “se as eleições para Prefeito da cidade de Maringá fossem hoje, em quem você votaria?”.

Rejeição à administração municipal bate os 50%

Seguindo a mesma metodologia, foi perguntado aos entrevistados a sua avaliação da atual administração municipal em Maringá, com a seguinte pergunta: “Você diria que aprova ou desaprova a administração do prefeito da sua cidade?

50% dos entrevistados afirmaram desaprovar a gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD), enquanto 48% afirmaram que aprovam e 2% não sabem ou não quiseram responder. Para o segundo levantamento, foram ouvidos 647 eleitores.

Arte: Victor Ramalho/Maringá Post


Compartilhar