Coronel da PM, empresário e ex-secretários: quem são os possíveis candidatos a vice-prefeito de Maringá

A 15 dias do início das convenções partidárias, uma série de nomes estão nas mesas dos partidos, que ainda não bateram o martelo. O Maringá Post apurou alguns dos nomes que estão sendo cogitados para a disputa de vice.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    Nesta sexta-feira (5) inicia-se a contagem regressiva, de 15 dias, para o início das convenções partidárias, momento em que as legendas precisarão definir, oficialmente, os nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereadores. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), as convenções poderão ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto.

    Até o momento, apenas o Progressistas já marcou a data de sua convenção partidária em Maringá: será no dia 22 de julho. E entre as definições que ainda restam, uma muito importante tem passado despercebida: a dos candidatos a vice-prefeito(a).

    Neste momento, uma série de nomes estão na mesa dos partidos que têm pré-candidatos ao Executivo, embora nenhum deles tenha batido o martelo. Nenhum nome é confirmado oficialmente por nenhuma sigla. A reportagem do Maringá Post apurou alguns dos nomes que tem sido ventilados para a função de vice. Confira:

    O Progressistas, que tem como pré-candidato a prefeito Silvio Barros II é quem tem, no momento, a maior gama de possibilidades para vice-prefeito ou vice-prefeita. Conforme apurado pela reportagem, é provável que o nome venha de uma indicação do Partido Liberal (PL), que declarou apoio ao PP há cerca de 1 mês.

    Entre os nomes cogitados estão o do ex-deputado estadual Wilson Quinteiro (PL), quatro vezes candidato a prefeito (2004, 2008, 2012 e 2016). Ele chegou a articular uma pré-candidatura a prefeito novamente, no começo do ano, quando ainda estava vinculado ao Partido da Renovação Democrática (PRD), mas trocou de legenda no fim da janela partidária.

    Ainda pelo PL, também são lembrados os nomes de dois ex-secretários municipais da gestão Ulisses Maia: Sandra Jacovós, que deixou a Secretaria de Assistência Social no fim de maio, e Francisco Favoto, que comandou a Secretaria do Trabalho, Renda e Agricultura Familiar.

    Outro partido que apoiará o Progressistas e pode compor uma chapa como vice é o Podemos. A legenda, conforme apurado pelo Maringá Post, indicou o nome do empresário Wilson Matos Filho, que preside a sigla na cidade.

    Já no União Brasil, que terá como candidato à Prefeitura de Maringá o deputado estadual Do Carmo, um dos nomes fortes cogitados para vice-prefeito é o do também ex-secretário municipal de Ulisses Maia, Carlos Henrique Cardozo, que comandou a Secretaria Municipal de Infraestrutura até junho de 2022. Cardozo é tenente-coronel aposentado da Polícia Militar (PM) e foi comandante da ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (PRE). No começo do ano, ele assumiu a presidência municipal do Agir (antigo PTC), que caminhará junto com o União.

    Outros partidos que terão candidatura própria para a Prefeitura de Maringá, PT, Novo, PSDB e PSD também discutem os possíveis nomes para compor as chapas.

    Comentários estão fechados.