Wilson Quinteiro articula volta ao cenário político em 2024 e reforça: quer ser candidato à Prefeitura de Maringá

Compartilhar

Wilson Quinteiro: longe da vida pública desde 2018, ele planeja entrar na corrida pela Prefeitura de Maringá em 2024 | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em entrevista ao Maringá Post, o ex-deputado estadual falou sobre as recentes movimentações partidárias que envolvem seu nome. De acordo com ele, convites de vários partidos estão sendo analisados: “Meu nome pode ser um ponto de equilíbrio”.

Por Victor Ramalho – Atualizado em 17/01/2024

Distante do cenário político desde 2018, quando foi candidato a deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Wilson Quinteiro planeja retornar para a disputa eleitoral em 2024. No último fim de semana, fontes passaram a ligar o nome do maringaense ao recém-fundado Partido da Renovação Democrática (PRD), fruto da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota.

O próprio Quinteiro publicou em sua rede social, no domingo (14), uma foto de uma visita que recebeu do atual presidente estadual do PRD, Ricardo Franco, o que ajudou a alimentar os boatos sobre sua volta à política. Em entrevista ao Maringá Post nesta terça-feira (16), Wilson Quinteiro reforçou o desejo de entrar na disputa em 2024, destacou a amizade com o governador Ratinho Junior – o que o aproximaria do PSD – e revelou convites de outros partidos.

“Eu tive um processo de participação política muito significativo em Maringá e com o Estado do Paraná, desde o movimento estudantil, depois atuando na área do Direito, como Advogado e também funções públicas, como deputado estadual, presidente da Paraná Previdência e diretor de operações do BRDE, então trago comigo uma grande bagagem, mas me afastei da atuação política em 2018. Agora, nós começamos a receber alguns convites, um já revelado, que é este (o PRD), mas não o único. Estou dialogando também com possibilidades no Republicanos, com o próprio PSD, na articulação com membros estaduais, com o próprio governador, que me apoiou na eleição de 2016 e é meu amigo pessoal. Ainda não está definido qual será o meu caminho de filiação”, disse.

Quinteiro foi deputado estadual em três oportunidades, todas assumindo como suplente, em 2009/2010, 2013/2014 e 2018. Candidato a prefeito de Maringá em quatro ocasiões (2004, 2008, 2012 e 2016), alcançou sua votação mais expressiva no pleito de 2016, à época pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando em terceiro lugar na disputa com 42.510 votos (21,8% dos votos válidos). A eleição daquele ano foi decidida em segundo turno, vencido por Ulisses Maia (à época no PDT) contra Silvio Barros (Progressistas).

Desde 2018, quando se candidatou a um cargo eletivo pela última vez, ele se afastou da atividade política, não estando, inclusive, filiado a nenhuma legenda. Neste período, dedicou-se exclusivamente a atuação profissional como Advogado.

Perguntado sobre a possibilidade de se candidatar a algum outro cargo, como vice ou vereador, ele foi claro: planeja ser candidato a prefeito. De acordo com ele, sua candidatura seria um pedido de alguns segmentos da sociedade.

“A pretensão (de candidatura) é para prefeito de Maringá. Segundo consta pelos diálogos que estamos construindo, meu nome pode ser um ponto de equilíbrio e convergência de interesses, o que pode facilitar uma candidatura, de um candidato a prefeito que venha sem nenhum desgaste. Eu não tenho arestas com nenhum grupo, não tenho dificuldade de diálogo com ninguém e, a partir daí, nós poderemos estar até dialogando com outras legendas. A ideia construída é de uma candidatura a prefeito. Meu objetivo maior é ajudar Maringá, eu estou desprendido da atuação política, não dependo dela. Sou uma pessoa que, do ponto de vista profissional, já estou bem resolvido, então eu entro em um cenário que havia me afastado e a ideia era não voltar, justamente por conta de pedidos de alguns setores, de dar convergência e fazer uma gestão de Maringá pacificada, equilibrada e com viés de Desenvolvimento Sustentável”, explicou.

O foco no Desenvolvimento Sustentável

Oito anos se passaram desde que Quinteiro preparou o último Plano de Governo para Maringá, de quando foi candidato em 2016. De acordo com ele, muito do que foi apresentado naquela época pode ser reaproveitado, desde que adequado para as atuais demandas. Ele destaca o desejo de pensar uma gestão voltada para a Sustentabilidade, bandeira que acompanha mais de perto desde o período em que foi diretor de operações do Bando Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

“Nós precisamos entender que, na linha do tempo, as demandas e necessidades da população se alteram. Eu tenho muita experiência nessa questão da reforma urbana, como diretor (do BRDE), estive em vários eventos da ONU, onde estudamos muito essa questão das cidades. Nós traremos de volta todos aqueles projetos (apresentados em 2016), mas adequando-os na questão do Desenvolvimento Sustentável. Além disso, já iremos iniciar um trabalho para ouvir a comunidade dos bairros de Maringá. Precisamos pensar a cidade como uma metrópole, pois ela tem potencial de desenvolvimento em diversos segmentos e ancorada em instituições estratégicas, como as universidades, então faremos um replanejamento de mobilidade urbana, de demandas da área da Saúde. Um dos projetos que apresentei em 2016 e que a atual gestão trouxe, por exemplo, foi a questão da compra de vagas em creches, para crianças de 0 a 3 anos, na rede privada. Tudo irá passar por um replanejamento, como hoje eu tenho um acesso facilitado com gestores de diversas áreas em nível estadual e com experiências até fora do Brasil, nós vamos trazer essa questão da inovação e da tecnologia para Maringá, com muito destaque para essa questão do Desenvolvimento Sustentável, que é um desejo meu”, finalizou.


Compartilhar