Humberto Henrique quer construir novas escolas para suprir filas na Educação em Maringá

Convidado da Série de Entrevistas do Maringá Post, pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) afirmou querer que a demanda por vagas em creches seja suprida pela própria estrutura do município.

  • Tempo estimado de leitura: 4 minutos

    O pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Henrique, quer que o município construa novas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para gerir as filas de espera por vagas em creches na cidade. Ele é o convidado da semana na Série de Entrevistas do Maringá Post.

    Problema recorrente em Maringá nos últimos anos, a fila foi diminuindo gradativamente desde 2017 e, atualmente, é de cerca de 400 crianças, conforme dados da Prefeitura de Maringá. A partir de 2018, o município passou a adotar o modelo de credenciamento de vagas na rede privada, com as compras de pouco mais de 4 mil vagas deste então, em um custo aproximado de R$ 54 milhões desde 2021.

    Humberto, que não chegou a criticar o modelo, defende que a demanda por vagas seja absorvida pelo próprio poder público, sem as terceirizações.

    “Eu entendo que nenhuma criança pode ficar fora da sala de aula, então os centros de educação infantil são onde há as maiores demandas por parte da população e isso é um direito de cada família. Não deixaremos nenhuma criança fora da escola. No momento, há este projeto (credenciamento de vagas) mas, a medida que assumirmos a cidade, iremos verificar as demandas reais e o que falta em vagas para que possamos construir os centros de educação, para que o município possa oportunizar essas vagas para a população sem, necessariamente, ter essas contratações”, disse.

    O pré-candidato, no entanto, afirmou que não pretende acabar com os credenciamentos assim que assumir o mandato, caso eleito.

    “Enquanto for necessário, continuaremos com este projeto, pois já está em andamento e penso que um prefeito não pode simplesmente assumir e dizer que acabou, como ficariam as crianças neste caso? É uma parceria que tem sido feita, mas a medida que formos administrando a cidade, pode ter certeza que nossa proposta é fazer com que o próprio município absorva essa demanda”, explicou.

    A entrevista completa com Humberto Henrique (PT) pode ser conferida no canal do Maringá Post no YouTube:

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia segue com a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do Novo, ex-vereador de Maringá e ex-deputado estadual, Homero Marchese. Toda o conteúdo da Série é produzido em parceria com a VMark Produtora de Vídeos, especialista em podcasts e cursos online. Conheça mais sobre o trabalho da VMark.

    Comentários estão fechados.