I.A na Segurança Pública, Telemedicina e o retorno dos ‘grandes projetos’: os destaques da entrevista com Silvio Barros

Pré-candidato à Prefeitura de Maringá pelo Progressistas abriu a Série de Entrevistas com Maringá Post nesta semana. Nesta segunda-feira (10), o Jornal Online de Maringá ouvirá Do Carmo (União Brasil).

  • Tempo estimado de leitura: 5 minutos

    Quase 1 hora de conversa sobre o futuro de Maringá no YouTube, seis reportagens e dezenas de cortes com os principais pontos da entrevista nas redes sociais. Assim, o Maringá Post encerra a primeira das participações dos pré-candidatos em sua nova Série de Entrevistas.

    No decorrer da semana, os leitores do Jornal Online de Maringá tiveram a oportunidade de ouvir as propostas do pré-candidato do Progressistas, Silvio Barros. A entrevista na íntegra pode ser conferida neste link.

    Silvio, que já chefiou o Executivo maringaense entre 2005 e 2012, foi sabatinado pelos jornalistas Ronaldo Nezo e Victor Ramalho sobre temas como Segurança Pública, Saúde, Educação, Infraestrutura, Zeladoria Urbana e Transporte Coletivo. Aqui, serão destacados os principais pontos da conversa:

    I.A na Segurança Pública

    Durante a entrevista, o pré-candidato afirmou querer implementar soluções na área da tecnologia para ajudar a melhorar o setor de Segurança Pública.

    Entre as soluções tecnológicas apontadas por Silvio Barros, está o aprimoramento no sistema de vigilância por câmeras, onde poderia entrar o artifício da Inteligência Artificial (I.A). Conforme Barros, a I.A pode auxiliar como uma medida de prevenção, acelerando o tempo de resposta do município aos problemas identificados.

    “A tecnologia avançou demais, então nós precisamos avançar também. Este problema não é só aqui. Só a câmera, filmando o que aconteceu, não é necessariamente suficiente. Precisamos antecipar algumas coisas, ou tornar a resposta mais rápida. Você ver no dia seguinte a filmagem é uma coisa, você ver online é diferente. Claro que não podemos ter agentes Guarda Municipal monitorando, o tempo todo, todas as câmeras da cidade, que cada vez serão mais. A gente comentou isso, em eleições passadas, que naquela época Maringá tinha mais de 20 mil câmeras privadas voltadas para a rua. Essas câmeras podem nos ajudar a fornecer informações que, por inteligência artificial, ajudam a mapear onde está o problema. Não é necessário que um agente fique na tela, olhando 20 mil câmeras, isso é impossível, mas a I.A pode nos mostrar determinadas situações em tempo real, assim a resposta é mais rápida. Sim, podemos usar tecnologia para resolver problemas de segurança e minimizar, significativamente, essa sensação de incômoda que a população está sentindo hoje”, explicou.

    A Telemedicina

    Na área da Saúde, o pré-candidato progressista aposta na telemedicina como uma das soluções para ajudar a zerar as filas de procedimentos eletivos na cidade. Atualmente, são cerca de 10 mil pacientes aguardando por cirurgias, além dos exames e consultas especializadas.

    “Tenho a convicção de que podemos resolver isso (as filas de procedimentos eletivos) se trabalharmos com a tecnologia através da telemedicina. Nós podemos ter médicos credenciados atendendo um conjunto muito grande de especialidades, que já estão comprovadas. Até a pandemia, o Conselho Federal de Medicina e os médicos não tinham muita simpatia pela telemedicina. Quando a pandemia veio, a coisa mudou e o próprio Conselho tem uma resposta interessante, tanto dos médicos quanto dos pacientes, com níveis de aprovação acima de 90%, ou seja, isso está consolidada como solução”, afirmou Silvio Barros.

    Os ‘grandes projetos’

    A retomada do polo aeronáutico e o rebaixamento da linha férrea entre Maringá e Sarandi. Silvio Barros afirma já ter um portfólio de ‘grandes projetos’ para a Cidade Canção, caso venha a ser eleito.

    “Com certeza absoluta (os grandes projetos irão voltar). Maringá não foi a cidade do Brasil inteiro que mais recebeu recursos do Governo Federal, durante a minha gestão, sem que tivéssemos os grandes projetos, pois são eles que precisam de recurso externo e são de fato transformadores. Sim, teremos grandes projetos, alguns até podemos adiantar para vocês: vamos trabalhar a reativação do polo aeronáutico, que é extremamente importante e atrai empregos de alto valor agregado. […] Todos esses projetos serão implementados e mais novidades virão por aí, inclusive com o rebaixamento da linha férrea até Sarandi, com uma ciclovia e uma nova pista que permita uma conexão mais adequada e inteligente entre as duas cidades”, afirmou o pré-candidato.

    Sobre a Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá

    Em novo formato, o Maringá Post inicia nesta semana a segunda rodada da Série de Entrevistas com os pré-candidatos à Prefeitura de Maringá.

    A cada semana, um novo pré-candidato será ouvido, com os conteúdos sendo repercutidos, além do site, também nas redes sociais do Jornal Online de Maringá. O leitor poderá acompanhar a série através das reportagens, divididas em áreas temáticas e publicadas no site uma vez ao dia, além dos reels no Instagram e shorts no YouTube.

    O convidado da próxima semana será o pré-candidato do União Brasil e deputado estadual, Do Carmo.

    Comentários estão fechados.