OAB pede afastamento imediato do presidente da Alep após escândalo de propina

O deputado Ademar Traiano firmou um acordo com o Ministério Público do Paraná e admitiu ter pedido e recebido propina.

  • Nesta quinta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) lançou um apelo “urgente e veemente” para o afastamento imediato do deputado estadual Ademar Traiano (PSD) do cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

    O pedido foi formalizado através de um ofício encaminhado diretamente ao próprio Traiano e ao corregedor da assembleia, deputado Artagão Junior (PSD), após a revelação de que o presidente da Alep firmou um acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR). No acordo, Traiano admitiu ter pedido e recebido propina no exercício do cargo. O esquema teria acontecido em 2015.

    A OAB-PR fundamenta sua solicitação no compromisso de “salvaguardar a dignidade e o decoro” do Poder Legislativo paranaense, considerados cruciais para a manutenção da ordem democrática e da confiança pública nas instituições.

    Ademar Traiano ainda não se pronunciou sobre o pedido, alegando não ter tido conhecimento do conteúdo do ofício. A OAB-PR, por sua vez, enfatiza que o episódio divulgado “abalou significativamente o prestígio” da Assembleia Legislativa do Paraná e ressalta a necessidade de ações concretas para restaurar a dignidade do órgão.

    “Além do dever de probidade inerente a todos os agentes públicos, subsiste o dever de emanar uma imagem irretocável de integridade. A mera sugestão de comprometimento dessa integridade é suficiente para abalar as estruturas de qualquer agente político. Em circunstâncias tais, impõe-se a renúncia de cargos de liderança e representação”, destaca um trecho do ofício da OAB-PR.

    Foto: Alep

    Comentários estão fechados.