Com a chegada de 2020, lideranças e partidos políticos começam a intensificar a busca por alianças e estratégias para as eleições municipais. Em Maringá, há pelo menos 15 nomes ventilados como pré-candidatos a prefeito. Entre eles estão representantes de vários setores, como padre, professor da rede pública e policial militar.
Dentro do Partido dos Trabalhadores (PT), além do deputado federal Enio Verri, outro nome também ganha força como possível candidato em 2020, o padre Leomar Antônio Montagna, conhecido como padre Léo. Ele é vigário na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Sarandi e teria o apoio de Verri e do deputado estadual Arilson Chiorato.
O coronel da Polícia Militar, Carlos Henrique Cardozo, que já atuou em cidades como Maringá, Paranavaí, Cruzeiro do Oeste e Mandaguari também é outro nome que deve disputar a Prefeitura de Maringá em 2020. Ele se filiou ao PSL, partido do deputado estadual Do Carmo.
O diretório municipal da Rede Sustentabilidade indicou o professor Orlando Barbeiro Junior como pré-candidato a prefeito. Ele é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atua como professor na rede privada e pública estadual.
Ulisses Maia evita falar sobre o assunto, mas é considerado candidato natural à reeleição. O grupo de Maia também tem se articulado. O vice-prefeito Edson Scabora saiu do PV e assumiu o MDB, após uma ruptura do diretório estadual com a direção local do partido.
Também há chances do PSD, partido do governador Ratinho Junior, ter candidato próprio à Prefeitura de Maringá. Nos bastidores, se especula que o prefeito Ulisses Maia poderia migrar para o PSD. No entanto, em entrevista para o Maringá Post ele afirmou que “por decisão pessoal” não sai do PDT. O desejo é que o governador e o PSD apoiem o prefeito em uma possível disputa pela reeleição.
Destituído da diretoria do MDB em Maringá, Umberto Crispim assumiu a presidência do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele será responsável por organizar o partido paras as eleições em 2020. O PSB tenta reestruturar os diretórios locais no Brasil para garantir bons resultados nas eleições em 2020.
Nos bastidores, o deputado estadual eleito que cumpre o primeiro ano de mandato, Homero Marchese (Pros), também é um pré-candidato a prefeito. Ele não confirma se vai disputar as eleições em 2020, mas afirma que não está descartada nenhuma possibilidade.
O deputado estadual Dr. Batista (PMN) e o diretor-presidente do Centro Universitário Unifamma Evandro Oliveira (PSDB) também aparecem como pré-candidatos. Dois nomes que fizeram parte da atual administração também aparecem como prováveis candidatos. É o caso do ex-secretário Rogério Calazans (Avante) e do ex-procurador geral do município Eliseu Fortes (Patriotas)
Em novembro, a comissão executiva provisória do Democracia Cristã (DC) lançou a professora Lilian Moraes como pré-candidata a prefeita de Maringá. Ela é mulher do presidente da sigla na cidade, Carlos Alexandre Preto Moraes, antes indicado como possível pré-candidato do partido.
O Progressistas terá candidato a prefeito e o nome será anunciado na convenção partidária que ocorre em 30 de junho de 2020. Neste ano, o ex-prefeito Carlos Roberto Pupin e o ex-secretário da Fazenda e ex-prefeito de São Jorge do Ivaí, José Luiz Bovo, dois nomes ventilados como pré-candidatos pelo partido, deixaram o Progressistas. Bovo foi para o DEM e Pupin está sem partido.
O Novo realiza processo seletivo para a escolha do candidato. As inscrições encerraram em outubro, mas o partido não revela a quantidade de interessados. Os candidatos ainda vão passar por entrevistas e testes feitos por uma empresa terceirizada de recrutamento. Na fase final, os interessados vão passar por outra entrevista com o Comitê de Avaliação.
Confira alguns nomes lançados como pré-candidatos:
- Ulisses Maia (PDT) – Candidato à reeleição
- Homero Marchese (Pros)
- José Luiz Bovo (DEM)
- Carlos Roberto Pupin (sem partido)
- Rogério Calazans (Avante)
- Elizeu Alves Fortes (Patriota)
- Lilian Moraes (DC)
- Enio Verri (PT)
- Padre Léo (PT)
- José Aparecido Jacovós (PR)
- Dr. Batista (PMN)
- Evandro Buquera de Freitas Oliveira (PSDB)
- Ana Lúcia Rodrigues (PCdoB)
- Carlos Henrique Cardozo (PSL)
- Orlando Barbeiro Junior (REDE)
Comentários estão fechados.