Prefeitura de Maringá obtém a segunda colocação na 10ª edição do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O vencedor da categoria “Desburocratização” e “Implementação da Redesim” foi o município de Guarapuava.

  • O projeto “Maringá – Ação na Desburocratização”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide) da Prefeitura de Maringá, obteve a segunda colocação entre os cinco indicados à final estadual da 10ª edição do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

    A eleição foi realizada na tarde desta segunda-feira (22/4) no auditório do Sebrae, em Curitiba, com a participação de representantes de 133 municípios paranaenses que se inscreveram ao prêmio.

    O projeto “Maringá – Ação na Desburocratização” disputou com cinco finalistas na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”. Segundo a prefeitura, as ações beneficiam cerca de 20 mil negócios na cidade.

    O vencedor da categoria “Desburocratização” e “Implementação da Redesim” foi o município de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná.

    Em divulgação recente no portal oficial do município, sobre a classificação para a final do prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae, a Prefeitura de Guarapuava informou ter atendido todos os quesitos referentes aos Indicadores de Política de Desenvolvimento: Atores do Desenvolvimento, Compras Públicas, RedeSimples e Sala do Empreendedor.

    Os vencedores da etapa estadual, em oito diferentes categorias, concorrerão em maio ao prêmio nacional.

    O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, considerou que o troféu que Maringá recebeu pela segunda colocação foi satisfatório, já que o prêmio valorizou os melhores projetos do Estado. “Valeu a participação e o reconhecimento pelo bom trabalho realizado”, avaliou.

    “No projeto apresentado estão inseridas ações e processos de licenciamento que envolvem várias secretarias municipais”, explicou o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Francisco Favoto. Entre elas, ele cita a própria Seide, responsável pelas ações na Sala do Empreendedor.

    A Prefeitura de Maringá também citou ações na Secretaria de Fazenda, com sistemas de Viabilidade e Tributação, na Secretaria da Saúde, com ações na Vigilância Sanitária, e na Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, no serviço de Licenciamento.

    Para a gerente da Sala do Empreendedor, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Cássia de Fátima Mendonça, a classificação de Maringá mostra o bom resultado das políticas públicas e ações de apoio às micro e pequenas empresas.

    O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

    O prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado com o propósito de reconhecer os prefeitos empreendedores que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas em seus municípios e de identificar e difundir suas melhores práticas.

    A honraria é concedida aos gestores que tenham implantado projetos de desenvolvimento econômico e social em fortalecimento às micro e pequenas empresas, com resultados mensuráveis.

    Entre as oito diferentes temáticas, o projeto maringaense foi selecionado para disputar na categoria que identifica os projetos com foco nos esforços da prefeitura para a desburocratização da legalização e licenciamento das empresas, além da melhoria do atendimento aos pequenos negócios locais.

    A disputa do prêmio é organizada todo ano pelo Sebrae, com apoio da Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Ministério do Planejamento (MPOG), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e outros órgãos e entidades ligadas ao empreendedorismo nacional.

    Comentários estão fechados.