Ederlei Alkamim vai assumir 15ª Regional de Saúde a pedido de Ulisses Maia, mas não sabe se fica no cargo

24 de janeiro de 2019
Exoneração de Alkamin do cargo de secretário de Meio Ambiente foi publicada no Órgão Oficial do Município/ Prefeitura de Maringá

Indicado pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) para assumir a diretoria da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim (PV) afirmou que aceitou o desafio, mas não sabe se continuará no cargo. “Vou fazer um trabalho de 30 a 60 dias para depois ver se permaneço”, disse ele por telefone na manhã desta quinta-feira (24/1), um dia após ser exonerado do cargo de secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal.

Segundo Alkamim, que é cirurgião dentista, a decisão de continuar ou não na 15ª Regional de Saúde é pessoal. “Preciso ajustar minha vida particular, são problemas pessoais que eu já vinha tendo e questões de trabalho, já que eu e minha esposa temos uma clínica. Tenho outras propostas e tudo isso tem um custo”, disse.

De acordo com ele, as conversas para que assumisse a diretoria da regional começaram há cerca de uma semana. Alkamim confirmou que o nome dele para compor o cargo foi uma indicação do prefeito Ulisses Maia, que apoiou o governador Ratinho Junior durante a campanha. Alkamim também é filiado ao Partido Verde (PV), que fazia parte da coligação de Ratinho Junior na disputa ao governo.

“É normal que o governador e os secretários conversem com as lideranças regionais [para montar os cargos] e uma dessas lideranças é o prefeito Ulisses Maia. Essa relação do meu nome com o do prefeito é inevitável, então saio do governo dele para compor o governo do Ratinho”, afirmou Ederlei Alkamim.

Para Alckamim, as ações frente à Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema) foram positivas, principalmente a atuação do órgão contra o mau cheiro em algumas regiões da cidade. “A gente conseguiu atuar muito melhor que o IAP [Instituto Ambiental do Paraná] nessa questão dos odores por causa dos técnicos e da estrutura que a secretaria tem”.

Avaliação da estrutura da 15ª Regional de Saúde

Entre as áreas de atuação como diretor da 15ª Regional de Saúde, Ederlei Alkamim disse que pretende aproximar a relação entre saúde e tecnologia, principalmente no combate a dengue. Porém, nesse primeiro momento, ele pretende promover um “choque de gestão” na regional para depois discutir com o Governo do Estado questões relacionadas à promoção da saúde.

“O primeiro ato será tomar conta da questão administrativa, dos patrimônios, carros e de toda a estrutura administrativa. As outras situações são coordenadas pelos técnicos e isso tudo está em andamento. Não parou”, declarou Alkamim. Como diretor da 15ª Regional de Saúde, ele terá que coordenar o trabalho junto as secretarias de saúde de 30 municípios.

O nome do substituto de Alkamim ainda não foi publicado no Órgão Oficial do Município, mas o atual secretário de Obras Públicas, Marcos Zucoloto, é quem deve assumir a Secretaria de Meio Ambiente. Para o lugar de Zucoloto, o nome mais provável é do engenheiro Albari Alves.