Prazo para pagar IPTU de Maringá à vista com desconto de 10% termina nesta quinta-feira, mesmo dia do vencimento do IPVA

Por: - 22 de janeiro de 2019
carnês do IPTU

O prazo para quitar o IPTU de Maringá à vista com desconto de 10% termina nesta quinta-feira (24/1), mesmo dia de vencimento do IPVA para quem tem veículos com finais de placa 1 ou 2.

Em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a cidade tem cerca de 160 mil imóveis cadastrados e a arrecadação total prevista com o pagamento do imposto é de R$ 180 milhões.

Quem perder o prazo, tem a opção de quitar o imposto até o dia 11/2, quando o desconto oferecido pela administração municipal é de 7%. Para quem optar pelo pagamento em doze parcelas, o vencimento da primeira quota também é nesta quinta (24/1).

Para quem não recebeu o boleto, as guias do imposto municipal também podem ser acessadas e impressas no portal de serviços, no portal da Prefeitura de Maringá.

Quem preferir, também pode procurar a Praça de Atendimento no Paço Municipal, onde há o atendimento presencial e totens que permitem a impressão dos boletos.

Esse é o segundo ano consecutivo que a administração municipal reduz os descontos para os pagamentos à vista do IPTU. Até o início da atual gestão, os proprietários de imóveis em Maringá tinham a possibilidade de abater até 15% do imposto. Em 2018, o desconto caiu para 12% e, em 2019, para 10%.

A correção do IPTU de 2019 foi de 4,53%, que foi Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) acumulado no período de novembro de 2017 a outubro de 2018.

Durante a discussão do reajuste na Câmara Municipal, em 2018, o vereador William Gentil (PTB) propôs o aumento no valor dos descontos para o pagamento à vista, mas a proposta foi rejeitada por um voto. Os vereadores se dividiram, sete foram favoráveis e sete contrários. O presidente Mário Hossokawa (PP) se absteve e garantiu a rejeição.

Vencimento do IPVA começa na quinta

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019 começa nesta quinta-feira (24/1). O imposto poderá ser pago em três parcelas ou à vista com desconto de 3%.

A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%, mesmo percentual aplicado em 2018. Ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Acesse aqui e veja mais detalhes.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.