O prazo para quitar o IPTU de Maringá à vista com desconto de 10% termina nesta quinta-feira (24/1), mesmo dia de vencimento do IPVA para quem tem veículos com finais de placa 1 ou 2.
Em relação ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a cidade tem cerca de 160 mil imóveis cadastrados e a arrecadação total prevista com o pagamento do imposto é de R$ 180 milhões.
Quem perder o prazo, tem a opção de quitar o imposto até o dia 11/2, quando o desconto oferecido pela administração municipal é de 7%. Para quem optar pelo pagamento em doze parcelas, o vencimento da primeira quota também é nesta quinta (24/1).
Para quem não recebeu o boleto, as guias do imposto municipal também podem ser acessadas e impressas no portal de serviços, no portal da Prefeitura de Maringá.
Quem preferir, também pode procurar a Praça de Atendimento no Paço Municipal, onde há o atendimento presencial e totens que permitem a impressão dos boletos.
Esse é o segundo ano consecutivo que a administração municipal reduz os descontos para os pagamentos à vista do IPTU. Até o início da atual gestão, os proprietários de imóveis em Maringá tinham a possibilidade de abater até 15% do imposto. Em 2018, o desconto caiu para 12% e, em 2019, para 10%.
A correção do IPTU de 2019 foi de 4,53%, que foi Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) acumulado no período de novembro de 2017 a outubro de 2018.
Durante a discussão do reajuste na Câmara Municipal, em 2018, o vereador William Gentil (PTB) propôs o aumento no valor dos descontos para o pagamento à vista, mas a proposta foi rejeitada por um voto. Os vereadores se dividiram, sete foram favoráveis e sete contrários. O presidente Mário Hossokawa (PP) se absteve e garantiu a rejeição.
Vencimento do IPVA começa na quinta
O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2019 começa nesta quinta-feira (24/1). O imposto poderá ser pago em três parcelas ou à vista com desconto de 3%.
A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%, mesmo percentual aplicado em 2018. Ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Acesse aqui e veja mais detalhes.
Comentários estão fechados.