Paraná investirá R$ 43,4 milhões ao ano em atendimento a pessoas com TEA

Programa estadual apoiará 301 municípios com equipes especializadas em deficiência intelectual e autismo.

  • Tempo estimado de leitura: 2 minutos

    A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná anunciou a criação do Programa Estadual de Apoio à Pessoa com suspeita ou diagnóstico de Deficiência Intelectual e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa terá investimento anual de R$ 43,4 milhões e, em sua primeira fase, contemplará 301 municípios e 363 equipes já habilitadas.

    Segundo o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o programa prevê incentivos para custeio das equipes, em parceria com APAEs, consórcios de saúde e ambulatórios municipais. Entre as ações estão a capacitação de profissionais e a contratação de novos especialistas para ampliar o atendimento.

    As equipes oferecerão avaliação multiprofissional e médica em especialidades como pediatria, psiquiatria ou neurologia. Os serviços serão regulados pelo Sistema Estadual de Saúde e exigem registro dos atendimentos no CARE-Paraná e em plataformas do SUS.

    De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a regulação garante acesso equitativo e permite melhor planejamento dos recursos. Em outubro, 350 profissionais do estado receberão capacitação por meio de parceria com o The Scott Center for Autism Treatment, dos Estados Unidos.

    Além disso, o governo disponibiliza gratuitamente a Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Ciptea), emitida online pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, para assegurar mais direitos e segurança às famílias.

    Deixe uma resposta

    Seu endereço de email não será publicado.