Expoingá terá 12 raças de bovinos, com etapa do circuito nacional de Nelore Mocho e, pela primeira vez, exemplares de Devon

Por: - 26 de abril de 2018
Touro Nelore Mocho: uma das dez etapas do circuito nacional da raça será realizada na Expoingá

Com a realização de três mostras nacionais, duas de ovinos e uma de gado zebu, o setor de pecuária vai ampliar a galeria de marcos históricos da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá).

A Etapa Dalila Cleopath Camargo Botelho de Moraes Toledo, uma das dez previstas no calendário da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), atrai o olhar de empresários, que investem na melhoria genética do Nelore Mocho.

Durante os 12 dias de Expoingá, são esperados mais de 7,5 mil animais. Estão confirmadas as presenças de 12 raças de bovinos, 12 de ovinos, três de equinos, além de suínos e de dezenas de pequenos animais.

“Ao longo dos anos, a Expoingá se consolidou como ambiente ideal para promover o intercâmbio entre pecuaristas, estimular novos criadores, divulgar os potenciais de cada raça e incentivar a realização de negócios”, diz o diretor de Pecuária da Sociedade Rural de Maringá (SRM), Jucival Pereira de Sá.

Devon pela primeira vez na feira

Reprodutor Devon: raça originalmente era utilizada para produção de leite, porém atualmente é voltada à carne

Considerada a mais rústica entre o gado de origem britânica, a Devon tem mostra inédita. Serão 20 animais expostos, de oito criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A raça tem habilidade materna, precocidade e capacidade de produzir carne macia e saborosa, por causa do alto grau de marmoreio. O cruzamento industrial proporciona bons resultados de carcaça.

Gilson Hoffmann, vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon (ABCD), diz que a raça consegue se manter fértil em uma variedade de condições climáticas, com a possibilidade de ser criado de norte a sul do Brasil.

O diretor técnico da entidade, Lucas Hax, acrescenta que o cruzamento resulta em novilhos precoces e com comportamento dócil, que reflete na redução de custos com estrutura, evita lesões no transporte e produz carne de boa qualidade.

Presença de Guzerá é uma conquista

Rebanho Guzerá: Expoingá terá 60 exemplares da raça, vindos de São Paulo e Mato Grosso

A presença do Guzerá na 46ª Expoingá é comemorada como uma conquista pela diretoria da Sociedade Rural de Maringá. A mostra vai reunir 60 animais, de três criadores de São Paulo e Mato Grosso.

Imponente pelo porte, com cabeça alta, grandes chifres em forma de lira e pelagem que varia de cinza claro ao escuro, a raça foi a primeira de origem zebuína a desembarcar no Brasil. É considerada de dupla aptidão (carene e leite).

O assessor da diretoria da Associação dos Criadores de Guzerá da Região Centro-Sul do Brasil, Paulo Cerantola, diz que a mostra será completa com exposição, julgamento e venda de reprodutores, especialmente selecionados para a feira.

Disse que a proposta da entidade é mostrar o potencial de conversão alimentar, o desempenho no cruzamento industrial e ampliar a área territorial com rebanhos da raça. “É um privilégio estar na Expoingá, um evento com projeção nacional”, resume.

Circuito nacional de Nelore Mocho

Entre os criadores de Nelore Mocho, a expectativa é em relação à Etapa Dalila Cleopath Camargo Botelho de Moraes Toledo, uma das dez previstas pelo calendário do circuito nacional da raça.

De acordo com Jucival, a mostra será ainda mais competitiva: “É a principal prova do país, que define os animais que apresentam o mais alto padrão genético e os criadores e expositores que mais investem na raça”.

O diretor de Pecuária da SRM diz que, ao se credenciar para receber uma etapa do circuito nacional, a entidade realizadora da Expoingá, aproveitou para homenagear um dos nomes mais expoentes da criação do Nelore Mocho no País.

“Dalila Cleopath Toledo é sinônimo de excelência no universo do gado de elite brasileiro”, ressalta. Dona da marca Da-Car, a família Toledo trabalha com o aprimoramento da raça há cerca de 25 anos, na Fazenda São José Da-Car, no interior paulista.

As 12 raças de bovinos que estarão na feira:

  • Braford
  • Devon
  • Girolando
  • Guzerá
  • Hereford
  • Holandês
  • Jersey
  • Nelore
  • Nelore Mocho
  • Purunã
  • Senepol
  • Wagyu

Também, pela primeira vez em 46 anos, o evento será palco de edições dos principais torneios brasileiros de ovinos das raças Suffolk e Naturalmente Coloridos.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.