O surpreendente valor dos ativos intangíveis

Você sabe quanto valem os ativos intangíveis de sua empresa? A resposta a essa pergunta pode surpreender os empresários porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa geralmente é maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.

 Como exemplo, temos uma indústria cujos ativos tangíveis, entre equipamentos, móveis e instalações, correspondem a aproximadamente 24% do valor total da empresa. Já seus ativos intangíveis equivalem a 76% de quanto a empresa vale.

Você já pensou que esse também pode ser o caso de sua empresa?

Pois é, ativos intangíveis envolvem inúmeros componentes como: a qualidade da carteira de clientes e de fornecedores, os contatos já estabelecidos com públicos-alvo, os contratos firmados, o reconhecimento e valor da marca, o know how, a experiência de mercado e também a equipe de trabalho, cuja qualidade impacta imensamente o desempenho de qualquer empresa. Embora sejam subjetivos, se comparados com os ativos tangíveis, o impacto deles no valor da empresa é extremamente concreto, como já exemplificamos nos parágrafos anteriores.

Mundo dos NegóciosPor isso, fundamental perceber quanto eles valem para reconhecer o potencial de sua empresa. Em situações de dificuldades econômino-financeiras, quando a empresa não corresponde ao esperado, essa informação pode lhe garantir negociações de compra, venda ou fusão de empresas mais justas. E, tanto nessas situações quanto em tempos de bonança, reconhecer o potencial de seus ativos pode dar ao empresário um novo ânimo e bons insights. Além de motivá-lo a cultivar seus ativos intangíveis. Dentre as empresas mais fortes do mundo estão aquelas que cuidam muito de seus ativos intangíveis, como Amazon, Apple, e Google.

Sim, é importante reconhecer quanto eles valem, mas é fundamental garantir a perpetuidade e crescimento do valor deles. Isso requer muito envolvimento do proprietário, já que se tratam de itens normalmente subjetivos, como qualidade da equipe de trabalho e valor da marca. Reconhecer quanto valem seus ativos certamente vai te levar a se preocupar mais com eles e a perceber como é fundamental destinar espaços do planejamento estratégico da empresas para cuidar desses itens.

 

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.