Estamos há 12 anos no mercado de avaliação, compra e venda de empresas em Maringá. E, nesse tempo, observamos alguns pontos fundamentais que tornam interessante investir em Maringá.
Motivos para investir em Maringá:
-
Crescimento:
O ritmo de desenvolvimento dinâmico é o primeiro. O PIB da cidade, de R$15,4 bilhões, segundo o IBGE, está entre os maiores do Paraná.
Na economia, comércio e serviços são setores com muito destaque. Chama a atenção, por exemplo, a presença de três grandes shoppings em uma cidade com pouco mais de 400 mil habitantes. E a cadeia do agronegócio é outro propulsor do desenvolvimento da cidade.
2) Cooperativismo:
A cultura de cooperativismo é forte em todas as áreas empresariais. E a sociedade civil é organizada, a exemplo da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e do Observatório Social de Maringá. A Acim é visitada por outras organizações do Estado e de fora dele, que buscam melhores práticas.
Já o Observatório Social teve sua iniciativa de promover a participação da sociedade no controle da gestão pública premiada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
3) Perspectivas bem definidas:
Maringá teve um plano desenvolvido pela PWC, uma das quatro maiores consultorias do mundo, chamado Masterplan, que traça a Visão de Maringá para 2047. O plano foi fomentado pela Acim e pelo Codem (Conselho do Desenvolvimento Econômico de Maringá). E, agora, o Masterplan tem sido divulgado nos bairros da cidade por meio de palestras organizadas pelas duas entidades.
O plano aponta quatro setores com alto potencial para fortalecer cadeias de valor e promover a economia. São eles: Tecnologia da informação, Saúde, Educação e Intermediação financeira. Trazemos, nesse post, alguns dados sobre esses setores.
a) Tecnologia da Informação: Maringá tem mais de 400 empresas de desenvolvimento de software, segundo a Software by Maringá, associação das empresas do setor na cidade. E a taxa de crescimento das empresas desse setor, 81% em cinco anos, é quase o dobro da média nacional, de acordo com dados do Sebrae.
b) Saúde: A cidade tem 3,8 leitos e 3,4 médicos para cada mil habitantes. Enquanto a média nacional é de 2,3 leitos e 1,8 médicos para essa mesma população. E temos pelo menos 15 hospitais, 14 laboratórios privados e mais de mil consultórios médicos. Os dados são do Ministério da Daúde e do Instituto de Saúde do Paraná.
c) Educação: Pelo menos cinquenta instituições de ensino superior já atuam em Maringá, de acordo com o Ministério da Educação. Entre elas estão destaques como a Universidade Estadual de Maringá e Unicesumar, e pólos de universidades de fora, além de outros centros universitários e faculdades.
e) Intermediação financeira, seguros e previdência complementar: Esse setor é fundamental para o desenvolvimento dos outros setores-chave por meio de seguros, consórcios, planos de saúde, crédito cooperativo, etc. E Maringá tem posição de destaque no cooperativismo de crédito.
4) Qualidade de vida:
Para o empresário que pretende trazer sua família ou investir na cidade também são relevantes os dados sobre a qualidade de vida. Maringá tem índice de desenvolvimento de humano 0,8, comparável ao de países desenvolvidos. E no Atlas da Violência 2017, levantamento realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com municípios de população superior a 100 mil habitantes, a cidade consta como a 30ª mais pacífica do país.
A cidade também é conhecida pelas suas áreas verdes. Conta com pelo menos quatro grandes parques, destacando-se o Parque do Ingá, por sua localização central.
Confira oportunidades de investimento em Maringá.
Leia também sobre os atrativos do Paraná para investidores
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.