Esse é um grande tabu para muitas pessoas. Mas colocar a empresa à venda não é um atestado de fracasso e de falência como muitos creem. Esse tipo de transação tem várias causas. E os problemas financeiros não estão entre as principais motivações de venda.
A experiência no ramo de compra e venda demonstra que empresas sólidas são apresentadas ao mercado por outros motivos. Entre os mais comuns estão:
- Impossibilidade de administração do negócio por questões pessoais. Nesse item entram circunstâncias diversas como:
- mudança de cidade;
- circunstâncias familiares ou de saúde;
- preparação para a aposentadoria e falta de sucessor para a empresa;
- Separações conjugais;
- Separações societárias;
- Foco em um ramo específico de atuação, quando o empresário possui outros negócios;
- Oportunidade, quando o ramo da empresa está em alta no mercado e pode despertar interesse de investidores;
Para os compradores, achar uma oportunidade dessas permite investir recursos disponíveis de forma mais rentável, seja para empreender a partir de uma empresa que já existe ou ampliar alguma operação já existente. Dá ainda a chance de incorporar o know-how da equipe e até mesmo adquirir marcas e patentes. Todos estes pontos citados levariam mais tempo para serem conquistadas organicamente.
Mas não basta desconstruir essa ideia de que apenas empresas em condições ruins são colocadas à venda.
Para fazer um bom negócio, é preciso considerar que mesmo quando se compra uma empresa saudável deve-se ter cautela. Boas empresas podem gerar negócios ruins por falta de profissionalização no processo de negociação e de fechamento.
Esse adendo é importante considerando que o mercado de operações de compra e venda ainda está se profissionalizando no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, essa profissionalização já é bem mais comum. Por lá, inclusive, o mercado de compra e venda se aproxima, em volume de transações, ao que acontece no mercado de imóveis.
Por aqui, a realização dessas operações de modo mais formal ainda é mais comum entre médias e grandes empresas. As micro e pequenos empresários estão despertando para a importância desse tipo de profissionalização. Mas nem o vendedor e nem o comprador deveriam abrir mão de algumas formalidades que garantam sigilo ao processo, transparência, etc.
Sugestão de leitura: E-book sobre Compra e Venda de Empresas
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