Colocar a empresa à venda significa falência ?

Colocar empresa à venda significa falência ?

Esse é um grande tabu para muitas pessoas. Mas colocar a empresa à venda não é um atestado de fracasso e de falência como muitos creem. Esse tipo de transação tem várias causas. E os problemas financeiros não estão entre as principais motivações de venda.

A experiência no ramo de compra e venda demonstra que empresas sólidas são apresentadas ao mercado por outros motivos. Entre os mais comuns estão:

  • Impossibilidade de administração do negócio por questões pessoais. Nesse item entram circunstâncias diversas como:
    • Colocar empresa à venda significa falência ?mudança de cidade;
    • circunstâncias familiares ou de saúde;
    • preparação para a aposentadoria e falta de sucessor para a empresa;
  • Separações conjugais;
  • Separações societárias;
  • Foco em um ramo específico de atuação, quando o empresário possui outros negócios;
  • Oportunidade, quando o ramo da empresa está em alta no mercado e pode despertar interesse de investidores;

Para os compradores, achar uma oportunidade dessas permite investir recursos disponíveis de forma mais rentável, seja para empreender a partir de uma empresa que já existe ou  ampliar alguma operação já existente. Dá ainda a chance de incorporar o know-how da equipe e até mesmo adquirir marcas e patentes. Todos estes pontos citados levariam mais tempo para serem conquistadas organicamente.

Mas não basta desconstruir essa ideia de que apenas empresas em condições ruins são colocadas à venda.

Para fazer um bom negócio, é preciso considerar que mesmo quando se compra uma empresa saudável deve-se ter cautela. Boas empresas podem gerar negócios ruins por falta de profissionalização no processo de negociação e de fechamento.

Esse adendo é importante considerando que o mercado de operações de compra e venda ainda está se profissionalizando no Brasil. Nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos, essa profissionalização já é bem mais comum. Por lá, inclusive, o mercado de compra e venda se aproxima, em volume de transações, ao que acontece no mercado de imóveis.

Por aqui, a realização dessas operações de modo mais formal ainda é mais comum entre médias e grandes empresas. As micro e pequenos empresários estão despertando para a importância desse tipo de profissionalização. Mas nem o vendedor e nem o comprador deveriam abrir mão de algumas formalidades que garantam sigilo ao processo, transparência, etc.

Sugestão de leitura: E-book sobre Compra e Venda de Empresas

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Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
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