Você sabe quanto vale seu restaurante? A Rock Temakeria sabe!

Avaliação de empresas valuation restaurante

Nas últimas semanas oferecemos dados e oportunidades no segmento de alimentação. Para fechar essa sequência de textos, vamos falar sobre os benefícios de saber quanto vale seu restaurante. Para isso usaremos o exemplo da Rock Temakeria, restaurante que serve comida japonesa, em Maringá. A empresa foi avaliada pela necessidade de uma reestruturação em seu quadro societário. Conhecer o real valor do restaurante garantiu um processo justo e com equidade para todos os sócios. Mas, segundo Robson Dolberth Filho, um dos sócios da Rock, o valuation acabou contribuindo para a determinação do valor da franquia da marca, que entrou no sistema de franchising para crescer.

A noção do real valor da empresa instrumentaliza o empresário de qualquer segmento ou porte. No caso da área de alimentação, o valuation pode ajudar a traçar as melhores estratégias para aproveitar o segmento que é promissor no Brasil. Justamente por ser próspero é também concorrido, por isso, informações claras sobre o negócio podem fazer muita diferença.

Só é importante o empresário contar com as metodologias especializadas de valuation para ter segurança. Dolberth Filho chama a atenção para o fato de muitos donos de restaurante avaliarem seu próprio negócio, mas sem base analítica. O resultado não corresponde ao padrão de mercado. Isso pode induzir o empresário a erro e até mesmo desqualificar a apresentação do negócio a um potencial investidor.

Para esse segmento também podem ser muito úteis outros tipos de avaliação como a de marca, por exemplo. Esse é um dos principais ativos da empresa, cujo valor pode ser mensurado a partir de seus lucros e potencial de crescimento.

Importância da Avaliação de Empresa (Valuation)

Tudo o que você precisa saber sobre avaliação de empresa em um único material !

 

Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
Você também está convidado a conectar-se a ele usando: [email protected] / (44) 3029-5309 / Whatsapp (44) 9923-4544 / www.dernegocios.com.br
Últimas vagas de Empregos