Comprar restaurante em andamento pode ser uma boa escolha para empreender ou mesmo para ampliar uma operação já existente. Contudo, diante dessa opção, é muito importante ter alguns cuidados que listamos aqui para você. Confira!
1) Nunca desconsidere as licenças
Ao comprar restaurante é preciso avaliar se a empresa tem os alvarás de funcionamento permanentes ou definitivos. Se não tiver, deve-se prever os custos para viabilizá-los. O acesso a certidões negativas é outra providência fundamental. Custos com ações trabalhistas ou alto endividamento pode inviabilizar o negócio. Se o imóvel é alugado, o futuro dono deve checar as condições do contrato para evitar surpresas futuras.
2) Cuide da identidade e da qualidade dos produtos
Se o empresário opta por comprar restaurante já em operação e vai manter a linha de produtos, precisa considerar isso durante a negociação. Precisa negociar o acesso ao padrão de procedimento interno de elaboração de produtos. Esse tipo de modelo ajuda a manter a qualidade dos produtos, independentemente da rotatividade da equipe. Ele é importante sempre, e especialmente após a operação de compra e venda, o novo dono não necessariamente contará com a equipe antiga depois do fechamento do negócio. Por isso, precisa preparar-se.
Por outro lado, se o novo dono for alterar a linha de produtos ou sua identidade, só precisa se preocupar em criar ou manter seus próprios modelos para lidar com menos impacto com a rotatividade de pessoal, comum na área de alimentação.
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3) Analise ambiente e a localização
Pesquisas de tendência, sobre as quais falamos em posts anteriores, apontam para aumento da exigência por conforto e qualidade por parte dos consumidores. O ambiente do restaurante precisa corresponder a essa tendência. Suas repartições devem ser bem distribuídas. A posição dos ambientes precisa otimizar o atendimento e garantir organização e higiene.
Outro ponto que deve ser considerado é a disponibilidade de estacionamento. Se a empresa a ser adquirida não tiver, verifique se há empresas de estacionamento com as quais se possa firmar convênios na região.
4) Avalie a opção que permitirá implementar estratégias de otimização de ganhos
Ao escolher comprar restaurante, considere qual oferece mais opções para a implementação de ações de otimização de ganhos. Para te nortear quanto ao que observar, listamos algumas opções para ampliar a lucratividade retiradas do “Guia de Investimento – Restaurante de Sucesso”, do Sebrae. Confira:
- Promover Happy hour entre o almoço e jantar;
- Crie o menu degustação nos dias da semana;
- Crie promoções para datas especiais e descontos em dias específicos como, por exemplo, “Quarta-feira é Dia de Pizza”;
- Ofereça receitas exclusivas criadas por chefs convidados;
- Estabelecer parceria com marcas de qualidade para incluí-las no cardápio;
- Ofereça descontos para funcionários de empresas da região;
- Crie espaços kids e menu kids e até baby (sopas e purês para bebês);
- Ofereça música ao vivo e/ou karaokê;
- Invista em um foodtruck, formato que ganha cada vez mais adeptos;
- Participe de Feiras e Eventos, como festivais, por exemplo, para divulgar sua marca;
- Use aplicativos de divulgação e aplicativos delivery, e estimule seus clientes a registrarem recomendações positivas, caso tenham gostado do atendimento;
- Adote programas de pontos para beneficiar clientes fiéis como descontos ou refeição grátis;
- Ofereça promoções, descontos ou cupons on-line para ter engajamento;
- Tenha um canal exclusivo para receber críticas e sugestões;
5) Adote estratégias especializadas para operações de compra e venda
Além desses destaques, toda operação de compra e venda de empresas precisa seguir algumas etapas, confira quais são: Compra e venda de empresas: 6 etapas importantes
Conheça também os segredos de um contato eficiente de compra e venda de empresas .
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