Cinco dicas para comprar restaurante e ter sucesso

comprar restaurante

Comprar restaurante em andamento pode ser uma boa escolha para empreender ou mesmo para ampliar uma operação já existente. Contudo, diante dessa opção, é muito importante ter alguns cuidados que listamos aqui para você. Confira!

1) Nunca desconsidere as licenças

Ao comprar restaurante é preciso avaliar se a empresa tem os alvarás de funcionamento permanentes ou definitivos. Se não tiver, deve-se prever os custos para viabilizá-los. O acesso a certidões negativas é outra providência fundamental. Custos com ações trabalhistas ou alto endividamento pode inviabilizar o negócio. Se o imóvel é alugado, o futuro dono deve checar as condições do contrato para evitar surpresas futuras.

 2) Cuide da identidade e da qualidade dos produtos

 Se o empresário opta por comprar restaurante já em operação e vai manter a linha de produtos, precisa considerar isso durante a negociação. Precisa negociar o acesso ao padrão de procedimento interno de elaboração de produtos. Esse tipo de modelo ajuda a manter a qualidade dos produtos, independentemente da rotatividade da equipe. Ele é importante sempre, e especialmente após a operação de compra e venda, o novo dono não necessariamente contará com a equipe antiga depois do fechamento do negócio. Por isso, precisa preparar-se.

Por outro lado, se o novo dono for alterar a linha de produtos ou sua identidade, só precisa se preocupar em criar ou manter seus próprios modelos para lidar com menos impacto com a rotatividade de pessoal, comum na área de alimentação.

Confira opções de restaurantes  e outras empresas da área de alimentação à venda em Maringá e Região

3) Analise ambiente e a localização

Pesquisas de tendência, sobre as quais falamos em posts anteriores, apontam para aumento da exigência por conforto e qualidade por parte dos consumidores. O ambiente do restaurante precisa corresponder a essa tendência. Suas repartições devem ser bem distribuídas. A posição dos ambientes precisa otimizar o atendimento e garantir organização e higiene.

Outro ponto que deve ser considerado é a disponibilidade de estacionamento. Se a empresa a ser adquirida não tiver, verifique se há empresas de estacionamento com as quais se possa firmar convênios na região.

4) Avalie a opção que permitirá implementar estratégias de otimização de ganhos

Ao escolher comprar restaurante, considere qual oferece mais opções para a implementação de ações de otimização de ganhos. Para te nortear quanto ao que observar, listamos algumas opções para ampliar a lucratividade retiradas do “Guia de Investimento – Restaurante de Sucesso”, do Sebrae. Confira:

  • Promover Happy hour entre o almoço e jantar;
  • Crie o menu degustação nos dias da semana;
  • Crie promoções para datas especiais e descontos em dias específicos como, por exemplo, “Quarta-feira é Dia de Pizza”;
  • Ofereça receitas exclusivas criadas por chefs convidados;
  • Estabelecer parceria com marcas de qualidade para incluí-las no cardápio;
  • Ofereça descontos para funcionários de empresas da região;
  • Crie espaços kids e menu kids e até baby (sopas e purês para bebês);
  • Ofereça música ao vivo e/ou karaokê;
  • Invista em um foodtruck, formato que ganha cada vez mais adeptos;
  • Participe de Feiras e Eventos, como festivais, por exemplo, para divulgar sua marca;
  • Use aplicativos de divulgação e aplicativos delivery, e estimule seus clientes a registrarem recomendações positivas, caso tenham gostado do atendimento;
  • Adote programas de pontos para beneficiar clientes fiéis como descontos ou refeição grátis;
  • Ofereça promoções, descontos ou cupons on-line para ter engajamento;
  • Tenha um canal exclusivo para receber críticas e sugestões;

5) Adote estratégias especializadas para operações de compra e venda

Além desses destaques, toda operação de compra e venda de empresas precisa seguir algumas etapas, confira quais são:  Compra e venda de empresas: 6 etapas importantes

Conheça também os segredos de um contato eficiente de compra e venda de empresas .  

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Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
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