Saiba o que não pode faltar em um contrato de compra e venda de empresas

Mundo dos Negócios

Se o processo de negociação foi eficiente e o contrato de compra e venda o reflete, então, tende a ser muito bom. Isso porque esse documento deve conter basicamente os termos principais do que foi acordado entre as partes. Em geral, requer registro de preço e forma de pagamento; apresentação de garantias do vendedor; se necessário, previsão de mecanismos de ajuste de preço, como escrow e earn-out (Saiba mais); previsão de hipóteses de indenização e, se for da vontade das partes, de multa por desistência do negócio.

Em vários casos, o contrato precisa de cláusula de não concorrência e normatização da necessidade de retenção de valores para remunerar sócios, empregadores, diretores e administradores estratégicos.

Além do contrato principal, é imprescindível a existência de um Acordo de Quotistas ou Acionistas quando a venda é parcial e comprador e vendedor se tornam sócios. Esse acordo normatiza: a gestão após aquisição;  mecanismos para compra e venda de ações e direito de preferência; e de solução de impasse em votação de matérias, entre outros assuntos. (Saiba mais)

Instrumentos acessórios 

Maringá Post - Mundo dos Negócios

Além do contrato principal e do acordo de acionistas ou quotistas, é preciso ficar atento à necessidade de outros documentos acessórios, como registro dos termos do acordo de quotistas e do ingresso no novo acionista no contrato social e nos livros de registro e de transferência de ações, quando há aquisição de participação societária. Ainda nesse caso pode ser necessária registro da destituição dos anteriores administradores e nomeação de novos, por exemplo.

São ainda agregáveis ao contrato principal, os seguintes documentos:

– Contrato de conta-caução ou conta vinculada; Contratos de compartilhamento de custos; Contratos de cessão de uso de marca ou outras formas de licença de uso de direitos de propriedade intelectual; Acordos de Stock Option; políticas e regulamentos internos da empresa etc. (Saiba mais)

Escreva para nós e conte-nos se está gostando de nossos textos e/ou sugira temas que sejam de seu interesse. [email protected]

Quais são as vantagens de se contar com um intermediador para compra e venda de empresas ?

Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
Você também está convidado a conectar-se a ele usando: [email protected] / (44) 3029-5309 / Whatsapp (44) 9923-4544 / www.dernegocios.com.br
Últimas vagas de Empregos