Muitos empresários nos perguntam sobre os cuidados que são necessários quando estão negociando uma empresa. Nos parece que essa orientação depende muito da fase em que a negociação se encontra.
Logo no início, é fundamental filtrar reais interessados, quando se quer vender, ou as reais oportunidades, caso o objetivo seja comprar uma empresa. Esses contatos iniciais requerem tempo e atenção. Se o empresário não conta com um agente de negócios especializado nesse tipo de intermediação, precisa ter cuidado para que esse tempo extra não atrapalhe a gestão da empresa, desvalorizando-a antes da venda.
Contudo, nunca é adequado abrir muitos detalhes da empresa sem fazer a filtragem inicial, sob pena de perder tempo com especuladores.
Outro ponto fundamental é garantir o sigilo. Isso protege o empresário de desgastes pela superexposição, poupa a equipe de trabalho, os clientes e fornecedores de especulações que geram insegurança.
Também é importante garantir profissionalismo durante a negociação. Negociar uma empresa pode requerer estratégias criativas, embora dentro da lei; cuidados para não permitir desgastes entre as partes; garantia de tempo às partes para analisar; avaliação de medidas cabíveis em contrato; previsão de detalhes que impactam fechamento e pós-fechamento, etc.
E, antes de fechar o negócio, o comprador precisa efetuar uma Due Diligence, que é um tipo de auditoria para averiguação de todos os dados empresariais essenciais ao fechamento e discutidos durante a negociação.
Finalmente, o processo negocial precisa estar refletido no contrato de fechamento. Esse documento deve conter tudo que foi acordado pelos envolvidos.
O que inspira cuidado em uma negociação:
- Omissão de questões-chave;
- Apresentação de informações vagas, confusas, incompletas ou incorretas;
- Excesso de atrasos nas respostas solicitadas ou falta de cooperação durante as negociações;
- Limitação no acesso a pessoas, a documentos, aos locais ou aos ativos.
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