Muitos empresários já perceberam que comprar um negócio que já existe, em vez de iniciar uma empresa nova, pode oferecer benefícios, como vantagens fiscais, diversificação de riscos, aumento do poder de mercado ou entrada em novos mercados, economia de escala, acumulação de ativos, remoção de concorrentes, renovação de equipe (Entenda melhor esses benefícios).
Mas a escolha de uma empresa para investir requer tantos cuidados quanto abrir uma nova. Quando avaliamos os principais motivos de venda de empresas vemos que entre eles estão alguns que poderiam ter sido previstos pelo empresário antes de entrar no negócio, como, por exemplo, a incompatibilidade com o segmento escolhido ou a falta de experiência suficiente naquele ramo.
Então, pensando em quem deseja comprar uma empresa, listamos na sequência alguns pontos sobre os quais é interessante pensar.
1) Avaliar se é o momento certo
Para fazer esse tipo de avaliação o empresário deve considerar fatores objetivos como sua capacidade financeira e a realidade de mercado para o segmento. No primeiro caso é sempre importante considerar se há disponibilidade de dinheiro para fazer frente a possíveis desafios pós-compra e para incrementar o crescimento. Com relação ao mercado, além de considerar o potencial no presente é importante refletir sobre suas perspectivas futuras.
Outro aspecto fundamental é considerar fatores como a disponibilidade de tempo, nível de disposição e de disciplina para lidar com um novo negócio naquele momento.
2) Verificação do tamanho do negócio
De forma concomitante à análise das perspectivas futuras do mercado no segmento escolhido, deve-se considerar também o potencial de crescimento da própria empresa em médio e longo prazos. Qual é o porte esperado para o negócio no futuro? A empresa adquirida atende a essa perspectiva ? A escolha do negócio certo depende da resposta a essas perguntas.
3) Sua experiência no segmento
Ter experiência no segmento aumenta as chances de êxito. Já a falta dela, requer que o empresário tenha clareza quanto às estratégias para driblar a falta de know-how. Ele pode dedicar um tempo maior de seu planejamento para conhecer melhor o segmento ou contar com gestor com expertise para lhe apoiar.
4) Tempo pessoal para o negócio
A incompatibilidade entre o tempo pessoal do empresário e a demanda do negócio integra os motivos comuns de venda de empresas. Alguns itens que normalmente atrapalham mais esse aspecto em discussão são:
– Distância entre o negócio adquirido e o local de residência do futuro dono.
– Gestão simultânea de mais de um negócio;
– Períodos de trabalho em segmentos que requerem rotinas de atendimento expandidos, além do horário comercial em dias de semana e/ou no final de semana.
Se você quiser avaliar características mais específicas do varejo, da indústria e de prestação e serviços a serem observadas antes de comprar uma empresa nesses segmentos, recomento este E-book sobre o assunto.
5) Veracidade das informações sobre a empresa
Finalmente é imprescindível que antes do fechamento, o comprador confirme se os dados oferecidos pelo vendedor ao longo do processo de negociação são verídicos. A melhor forma de fazer essa verificação é por meio da Due Diligence, um tipo especial de auditoria com essa finalidade. Essa fase do processo de compra dá respaldo, inclusive, para avaliar com mais precisão alguns dos itens listados antes e oferece mais segurança para o acordo de fechamento.
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