Confira o que você precisa saber antes de comprar um negócio

Mundo dos Negócios

Muitos empresários já perceberam que comprar um negócio que já existe, em vez de iniciar uma empresa nova, pode oferecer benefícios, como vantagens fiscais, diversificação de riscos, aumento do poder de mercado ou entrada em novos mercados, economia de escala, acumulação de ativos, remoção de concorrentes, renovação de equipe (Entenda melhor esses benefícios).

Mas a escolha de uma empresa para investir requer tantos cuidados quanto abrir uma nova. Quando avaliamos os principais motivos de venda de empresas vemos que entre eles estão alguns que poderiam ter sido previstos pelo empresário antes de entrar no negócio, como, por exemplo, a incompatibilidade com o segmento escolhido ou a falta de experiência suficiente naquele ramo.

Então, pensando em quem deseja comprar uma empresa, listamos na sequência alguns pontos sobre os quais é interessante pensar.

1) Avaliar se é o momento certoMundo dos Negócios

Para fazer esse tipo de avaliação o empresário deve considerar fatores objetivos como sua capacidade financeira e a realidade de mercado para o segmento. No primeiro caso é sempre importante considerar se há disponibilidade de dinheiro para fazer frente a possíveis desafios pós-compra e para incrementar o crescimento. Com relação ao mercado, além de considerar o potencial no presente é importante refletir sobre suas perspectivas futuras.

Outro aspecto fundamental é considerar fatores como a disponibilidade de tempo, nível de disposição e de disciplina para lidar com um novo negócio naquele momento.

Mundo dos Negócios2) Verificação do tamanho do negócio

De forma concomitante à análise das perspectivas futuras do mercado no segmento escolhido, deve-se considerar também o potencial de crescimento da própria empresa em médio e longo prazos. Qual é o porte esperado para o negócio no futuro? A empresa adquirida atende a essa perspectiva ?  A escolha do negócio certo depende da resposta a essas perguntas.

3) Sua experiência no segmento

Ter experiência no segmento aumenta as chances de êxito. Já a falta dela, requer que o empresário tenha clareza quanto às estratégias para driblar a falta de know-how. Ele pode dedicar um tempo maior de seu planejamento para conhecer melhor o segmento ou contar com gestor com expertise para lhe apoiar.

Mundo dos Negócios

4) Tempo pessoal para o negócio 

A incompatibilidade entre o tempo pessoal do empresário e a demanda do negócio integra os motivos comuns de venda de empresas. Alguns itens que normalmente atrapalham mais esse aspecto em discussão são:

– Distância entre o negócio adquirido e o local de residência do futuro dono.

– Gestão simultânea de mais de um negócio;

– Períodos de trabalho em  segmentos que requerem rotinas de atendimento expandidos, além do horário comercial em dias de semana e/ou no final de semana.

Se você quiser avaliar características mais específicas do varejo, da indústria e de prestação e serviços a serem observadas antes de comprar uma empresa nesses segmentos, recomento este E-book sobre o assunto.

Mundo-dos-Negócios---Maringá-Post5) Veracidade das informações sobre a empresa

Finalmente é imprescindível que antes do fechamento, o comprador confirme se os dados oferecidos pelo vendedor ao longo do processo de negociação são verídicos. A melhor forma de fazer essa verificação é por meio da Due Diligence, um tipo especial de auditoria com essa finalidade. Essa fase do processo de compra dá respaldo, inclusive, para avaliar com mais precisão alguns dos itens listados antes e oferece mais segurança para o acordo de fechamento.

Escreva para nós e conte-nos se está gostando de nossos textos e/ou sugira temas que sejam de seu interesse. [email protected]

 

 

 

Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
Você também está convidado a conectar-se a ele usando: [email protected] / (44) 3029-5309 / Whatsapp (44) 9923-4544 / www.dernegocios.com.br
Últimas vagas de Empregos