O surpreendente valor dos ativos intangíveis

Mundo dos Negócios

Você sabe quanto valem os ativos intangíveis de sua empresa? A resposta a essa pergunta pode surpreender os empresários porque o valor dos ativos intangíveis de uma empresa lucrativa geralmente é maior do que o valor de seu patrimônio líquido, que é a representação da riqueza efetiva da empresa.

 Como exemplo, temos uma indústria cujos ativos tangíveis, entre equipamentos, móveis e instalações, correspondem a aproximadamente 24% do valor total da empresa. Já seus ativos intangíveis equivalem a 76% de quanto a empresa vale.

Você já pensou que esse também pode ser o caso de sua empresa?

Pois é, ativos intangíveis envolvem inúmeros componentes como: a qualidade da carteira de clientes e de fornecedores, os contatos já estabelecidos com públicos-alvo, os contratos firmados, o reconhecimento e valor da marca, o know how, a experiência de mercado e também a equipe de trabalho, cuja qualidade impacta imensamente o desempenho de qualquer empresa. Embora sejam subjetivos, se comparados com os ativos tangíveis, o impacto deles no valor da empresa é extremamente concreto, como já exemplificamos nos parágrafos anteriores.

Mundo dos NegóciosPor isso, fundamental perceber quanto eles valem para reconhecer o potencial de sua empresa. Em situações de dificuldades econômino-financeiras, quando a empresa não corresponde ao esperado, essa informação pode lhe garantir negociações de compra, venda ou fusão de empresas mais justas. E, tanto nessas situações quanto em tempos de bonança, reconhecer o potencial de seus ativos pode dar ao empresário um novo ânimo e bons insights. Além de motivá-lo a cultivar seus ativos intangíveis. Dentre as empresas mais fortes do mundo estão aquelas que cuidam muito de seus ativos intangíveis, como Amazon, Apple, e Google.

Sim, é importante reconhecer quanto eles valem, mas é fundamental garantir a perpetuidade e crescimento do valor deles. Isso requer muito envolvimento do proprietário, já que se tratam de itens normalmente subjetivos, como qualidade da equipe de trabalho e valor da marca. Reconhecer quanto valem seus ativos certamente vai te levar a se preocupar mais com eles e a perceber como é fundamental destinar espaços do planejamento estratégico da empresas para cuidar desses itens.

 

 

Dejair Baptista de Paula Jr, é sócio-fundador da D&R Negócios Empresariais. Desde 2006, realiza intermediação de fusões e aquisições (compra e venda de empresas) e avaliação de empresas (valuation). Adora atualizar-se e estudar. Tem MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em Gestão Financeira pela Unicesumar e cursos em sua área de atuação na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Sua experiência profissional envolve vários assuntos estratégicos para os empresários e seus negócios, como:
- Caminhos para mensurar o valor de uma empresa no mercado e os caminhos por meio dos quais ela pode valer mais;
- Maneiras de saber se é o momento certo de vender e/ou de encontrar a empresa certa para investir;
- Estratégias para garantir segurança, eficiência e preço justo em uma negociação de compra e venda de empresas;
- Meios de garantir equidade e proporcionalidade em operações de fusão de empresas;
Mas, muito além disso, a convivência estreita com os empresários lhe garante proximidade com suas demandas, necessidades, expectativas, estratégias... O objetivo desse blog é justamente tratar sobre todos esses assuntos que compõem o Mundo dos Negócios.
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