Para inaugurar esse espaço de troca de ideias sobre o “Mundo dos Negócios”, resolvemos começar com uma pergunta: quanto vale sua empresa? Essa é uma questão básica para a estratégia de qualquer negócio, mas nem sempre o empresário tem a resposta na “ponta da língua”.
O proprietário entende de sua empresa, sabe se ela está lucrativa ou se não está, quanto fatura e qual a taxa de crescimento, mas nem sempre sabe quanto ela vale no mercado. Isso porque a mensuração do valor de uma empresa, também chamada de avaliação econômico-financeira ou valuation, é um serviço especializado muito diverso de outros tipos de avaliação, como a de imóveis, por exemplo, já que envolve um número bem maior e mais específico de variáveis condicionantes do preço final.
A avaliação de uma empresa considera dados contábeis e gerenciais, juntamente com as informações sobre seu desempenho passado, sua estratégia comercial, as principais ações planejadas e a expectativa futura para o negócio, bem como os resultados operacionais e financeiros da empresa. A partir dessas informações, o valor é mensurado com ajuda de metodologias especializadas que consideram a realidade de mercado no setor de atuação do negócio, quanto ao ambiente competitivo e às perspectivas em curto, médio e longo prazo.
Saber o valor da empresa é estratégico em inúmeras situações. As mais conhecidas são as negociações de compra e venda de empresas e os casos de divisão societária, de bens ou de herança. No primeiro caso, o valuation garante que o negócio seja fechado com preço justo para ambos os lados, comprador e vendedor, e diminui as chances de se perder oportunidades por subestimar o valor do negócio ou o contrário. Na outra situação, saber o real valor minimiza divergências e garante mais equidade nos diferentes processos de divisão citados.
O que poucas pessoas sabem é que a demonstração do valor da empresa por meio da avaliação tem outros benefícios importantes.
A avaliação pode direcionar decisões estratégicas já que aponta riscos e oportunidades, pontos fortes e a melhorar. Ao implementar melhorias com base nessas informações, é possível aumentar o valor da empresa no mercado. Conhecemos um caso emblemático de um empresário da região que aumentou em 30% o faturamento um ano após a avaliação, e melhorou em 40% o valor do negócio após dois anos.
Ele realizou a avaliação em um momento de crise para o mercado, e para sua empresa, e percebeu que o potencial dela estava acima do esperado por ele. Isso lhe deu novo ânimo, motivação mesmo, para continuar investindo em seu negócio, criando novas estratégias. Situações assim são mais comuns do que se possa imaginar, e envolvem também casos de empresários que, ao reconhecerem os caminhos para melhorar o valor da empresa, fazem isso a fim de vender depois e lucrar mais.
Comprovar o valor da empresa também pode ajudar na negociação de benefícios financeiros em instituições bancárias. Um caso típico aconteceu com uma indústria na área de esportes e lazer que conseguiu 10% de desconto na taxa de juros para um financiamento bancário, de 1,8% para 1,62%, ao comprovar a solidez da empresa a partir da avaliação.
A busca de investidores e a negociação de processos de fusão de empresas, muito comuns atualmente, também são facilitadas quando o empresário pode comprovar o valor de seu negócio.
São muitos os motivos pelos quais a pergunta que abre esse texto deve ser feita por todo o empresário. A resposta a ela pode influenciar o andamento de sua empresa, suas decisões estratégicas e até sua motivação com relação ao negócio e as possibilidades que oferece.
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