Maestro João Carlos Martins rege orquestra no dia 1º de maio em Maringá com 170 músicos

Por: - 29 de abril de 2019
O maestro João Carlos Martins / Divulgação

O Convite à Musica especial com o maestro João Carlos Martins, na quarta-feira 1º de maio, abre a programação do aniversário de 72 anos de Maringá. O evento, que promete ser a maior apresentação orquestrada em número de integrantes ao ar livre da história da cidade, começa às 20h no Parque Alfredo Nyffeler.

A apresentação vai contar com a presença de músicos locais da Orquestra do Sesc, Projeto Som da Banda, Orquestra Maringaense de Viola Caipira e do grupo Cobra Coral, além da Associação Solidariedade Sempre, de Londrina. A iniciativa faz parte do projeto “Orquestrando o Brasil” criado pelo maestro João Carlos Martins.

Inspirado no sonho do maestro Villa-Lobos, que era fechar o Brasil em forma de coração com a música, o “Orquestrando o Brasil” capacita e divulga orquestras, bandas e conjuntos musicais de todo país.

“Nós fomos contemplados por ser a cidade que recebeu pela primeira vez o maestro com o projeto. Agora, ele volta para fazer a maior apresentação de orquestra a céu aberto em Maringá com 170 músicos”, disse o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

O secretário explicou que cada grupo musical vai se apresentar individualmente e ao final todos vão ser regidos pelo maestro. A canção “Maringá”, de Joubert de Carvalho, é uma das músicas garantidas na apresentação.

A trajetória do maestro João Carlos Martins é marcada por resistência. Em janeiro desse ano, ele fez uma cirurgia para tratar da dor que sentia na mão esquerda. Para isso, a mobilidade dos dedos precisou ser reduzida, o que o levou a se despedir da atuação no piano. Apesar disso, ele ainda considera que tem muito a fazer pela música e continua com as apresentações e projetos por todo o Brasil.

Para Miguel Fernando, além de potencializar o cenário musical da cidade e promover o intercâmbio entre os conjuntos musicais e o maestro, o Convite à Musica Especial também tem o objetivo de descentralizar as iniciativas culturais em Maringá. “Além de um cenário maravilhoso, que é o Parque Alfredo Nyfeller, nós vamos levar a ação para uma região que precisa de mais arte e cultura”.

O secretário informou que a programação do aniversário de Maringá vai ser divulgada aos poucos pela Secretaria de Cultura. Miguel Fernando adiantou que são previstas atividades para todo o mês de maio. Um dos destaques é o Convite à Música Histórico, no dia 28 de maio, às 20h30, no Teatro Calil Haddad com a banda “Os Cometas”.

Outra atividade, ainda sem data prevista mas que deve ocorrer em maio, é o lançamento do concurso arquitetônico em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para escolha do projeto do museu que vai ser instalado no antigo aeroporto de Maringá.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.