Maestro João Carlos Martins rege orquestra no dia 1º de maio em Maringá com 170 músicos

Por: - 29 de abril de 2019
O maestro João Carlos Martins / Divulgação

O Convite à Musica especial com o maestro João Carlos Martins, na quarta-feira 1º de maio, abre a programação do aniversário de 72 anos de Maringá. O evento, que promete ser a maior apresentação orquestrada em número de integrantes ao ar livre da história da cidade, começa às 20h no Parque Alfredo Nyffeler.

A apresentação vai contar com a presença de músicos locais da Orquestra do Sesc, Projeto Som da Banda, Orquestra Maringaense de Viola Caipira e do grupo Cobra Coral, além da Associação Solidariedade Sempre, de Londrina. A iniciativa faz parte do projeto “Orquestrando o Brasil” criado pelo maestro João Carlos Martins.

Inspirado no sonho do maestro Villa-Lobos, que era fechar o Brasil em forma de coração com a música, o “Orquestrando o Brasil” capacita e divulga orquestras, bandas e conjuntos musicais de todo país.

“Nós fomos contemplados por ser a cidade que recebeu pela primeira vez o maestro com o projeto. Agora, ele volta para fazer a maior apresentação de orquestra a céu aberto em Maringá com 170 músicos”, disse o secretário de Cultura, Miguel Fernando.

O secretário explicou que cada grupo musical vai se apresentar individualmente e ao final todos vão ser regidos pelo maestro. A canção “Maringá”, de Joubert de Carvalho, é uma das músicas garantidas na apresentação.

A trajetória do maestro João Carlos Martins é marcada por resistência. Em janeiro desse ano, ele fez uma cirurgia para tratar da dor que sentia na mão esquerda. Para isso, a mobilidade dos dedos precisou ser reduzida, o que o levou a se despedir da atuação no piano. Apesar disso, ele ainda considera que tem muito a fazer pela música e continua com as apresentações e projetos por todo o Brasil.

Para Miguel Fernando, além de potencializar o cenário musical da cidade e promover o intercâmbio entre os conjuntos musicais e o maestro, o Convite à Musica Especial também tem o objetivo de descentralizar as iniciativas culturais em Maringá. “Além de um cenário maravilhoso, que é o Parque Alfredo Nyfeller, nós vamos levar a ação para uma região que precisa de mais arte e cultura”.

O secretário informou que a programação do aniversário de Maringá vai ser divulgada aos poucos pela Secretaria de Cultura. Miguel Fernando adiantou que são previstas atividades para todo o mês de maio. Um dos destaques é o Convite à Música Histórico, no dia 28 de maio, às 20h30, no Teatro Calil Haddad com a banda “Os Cometas”.

Outra atividade, ainda sem data prevista mas que deve ocorrer em maio, é o lançamento do concurso arquitetônico em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para escolha do projeto do museu que vai ser instalado no antigo aeroporto de Maringá.

Tenha acesso liberado ao melhor jornalismo da cidade. Assine o Maringá Post e fique bem informado. Saiba mais aqui.