Jogos Universitários Brasileiros começam no domingo com expectativa de movimentação de R$ 12 milhões na economia. Maringá tem 137 atletas inscritos na competição

Por: - 1 de novembro de 2018
Delegação paranaense é mais de 70% de Maringá. Foto: Vivian Silva/PMM

A delegação paranaense para a fase final dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é quase uma delegação “maringaense”. Dos 190 atletas que compõem o grupo, 137 são de Maringá, o que corresponde a 72%.

Entre atletas e comissão técnica, a Unicesumar participa com 91 membros nas modalidades basquete masculino e feminino, handebol feminino e masculino, atletismo feminino e masculino, atletismo paradesportivo feminino, judô masculino e feminino, natação masculina, natação paradesportiva feminina, ciclismo feminino e masculino, e jogo virtual FIFA 18.
A Unifamma leva 26 pessoas e disputa em duas modalidades: voleibol masculino e feminino e o vôlei de praia feminino e masculino. A UEM, com 20 pessoas, disputa futsal masculino, natação feminina, JUBs acadêmico, atletismo, judô feminino e ciclismo.
No vôlei de praia os destaques são Ingridh Louise e Adrielson Silva. Adrielson foi campeão mundial sub-21, em 2016, na China, e atleta revelação do Campeonato Brasileiro Adulto de Vôlei de Praia em 2017. Ingridh foi a segunda colocada no Campeonato Brasileiro de Vôlei de Praia Sub-21 e também atleta convocada para compor o elenco da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia Sub-21 e 23. Os dois atletas são representantes da Unifamma.
Solenidade de abertura será na segunda
Os últimos detalhes dos JUBs evento foram acertados na quarta-feira (31/10) em um congresso técnico da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Foram apresentadas chaves de disputa da competição, horários, locais e 27 chefes de delegações, que representarão cada Estado e Distrito Federal.
A abertura oficial do evento será na próxima segunda-feira (5/11), às 19h, no Ginásio de Esportes Chico Neto, com a presença do medalhista olímpico Gustavo Borges. O ingresso para a abertura deve ser trocado no Shopping Avenida Center por um quilo de alimento (exceto sal) ou litro de leite.
Os Jogos Universitários Brasileiros são considerados o maior evento desportivo da América Latina. A estimativa é que o evento movimente R$ 12 milhões na economia de Maringá durante a semana de jogos.
As disputas serão distribuídas entre dez espaços esportivos, além do complexo da Vila Olímpica.
Os JUBs 2018 têm 15 modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, Jub′s acadêmico (artigo científico), além dos jogos virtuais FIFA 2018 e League of Legends (LOL).
  • Abertura dos Jogos Universitários Brasileiro
  • Data: 5/11
  • Horário: 19h
  • Local: Ginásio de Esportes Chico Neto
  • Ingressos: um quilo de alimentos ou litro de leite que devem ser trocados no Shopping Avenida Center.

Tem uma dica de notícia? Fez alguma foto legal? Registrou um flagrante em vídeo? Compartilhe com o Maringá Post, fale direto com o whats do nosso editor-chefe.