Alunos do Colégio Adventista fazem documentário: “Escorpião: ele não é o vilão”. Vídeo questiona comportamento e costumes dos moradores da cidade

Por: - 26 de agosto de 2018
cena do documentário "Escorpião: Ele não é o vilão"

Alunos do Colégio Adventista de Maringá, sob coordenação da professora Thaís Sanches Santos, produziram um documentário para tratar sobre um tema recorrente em Maringá nos últimos anos: a presença de escorpiões.

No documentário, “Escorpião: ele não é o vilão”, os alunos querem mostrar à população que o escorpião não é o culpado pelos incidentes ocorridos em Maringá e na região. Eles mostram que o problema está no comportamento e costumes dos moradores da cidade.

O vídeo traz informações sobre o animal e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar a presença do peçonhento dentro de casa. Os sete alunos que fizeram o documentário com a professora Thaís fazem parte do Clube de Ciência do colégio.

“Esse tipo de atividade traz muita maturidade para o aluno. Eles aprendem a trabalhar a fala e também melhoram a autonomia. O Clube de Ciências quer instigar a ver além da sala de aula”, afirma a professora.

Os alunos participaram de todo o processo de elaboração do vídeo. Desde o roteiro até na atuação no documentário. A edição foi feita pelo setor de marketing da escola.

O documentário é explicativo e conta com a participação do Centro de Controle de Intoxicações (CCI), do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). A enfermeira Marcia Regina Guedes do CCI, também participa do vídeo com dicas de quais procedimentos precisam ser tomados caso uma pessoa seja picada por um escorpião.

“Quando abriu inscrição para a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente começamos a pensar o que poderíamos falar da nossa cidade. Decidimos abordar a questão dos escorpiões que une saúde e meio ambiente”, explica a professora, mestranda em Biologia, no estudo da divulgação científica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O vídeo foi inscrito na Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, concurso nacional organizado pela Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz). O vídeo, com seis minutos de duração, soma mais de 13 mil visualizações.

Escorpião: Ele não é o Vilão!

Preocupados em entender o motivo de tantas picadas de escorpiões em nossa cidade, alunos do Clube de Ciências do Colégio Adventista de Maringá, foram atrás de respostas e as revelam no documentário: "Escorpião: Ele não é o Vilão".Informações sobre esse animal, medidas preventivas que podem ser adotadas para evitar sua presença em nossa casa, e uma entrevista com a enfermeira, Marcia Regina, do Centro de Controle de Intoxicações – CCI, explicando sobre os primeiros procedimentos a tomar, caso uma pessoa seja picada por um escorpião.Ficou curioso para saber porque ele não é o vilão? Clique aí, e embarque nesse documentário.

Posted by Colégio Adventista de Maringá (OFICIAL) on Tuesday, August 14, 2018

 

Artigos Relacionados

Empregos em Maringá

Últimas vagas de Empregos

GUIAS