Saiba quem são os artistas contemplados no Prêmio Aniceto Matti e os projetos que começam a ganhar corpo no segundo semestre. Inscrições do edital de 2018 ficam abertas até julho

  • A Secretaria Municipal de Cultura de Maringá acaba de divulgar os 45 projetos dos artistas contemplados no Prêmio Aniceto Matti de 2017. O investimento previsto nas ações culturais chega a R$ 2 milhões e os contratos começam a ser assinados nos próximos dias.

    O prêmio teve recorde de inscritos. Foram 152 propostas, quase o dobro da última edição, realizada em 2015, quando 83 projetos participaram da seleção.

    O artista Lucas Fiorindo, ganhador pela primeira vez do prêmio, e responsável pelo projeto “Do alto do outeiro, Caeiro vê dois mundos”, vê o Prêmio Aniceto Matti como “o principal mecanismo cultural da cidade, tanto em acesso dos artistas, quanto em valores.”

    A peça de teatro de Lucas tem como objetivo fazer uma transposição pro teatro de todos os mecanismos de linguagem que Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, conseguiu desenvolver. “Tem a ver com simplicidade, o pensamento e a sensação.” O projeto do artista prevê dez apresentações.

    Lucas também se disse um pouco decepcionado pela demora que os processos burocráticos trouxeram para o edital desse ano. “O processo burocrático levou muito tempo.”

    O edital foi alvo de críticas pelo atraso na divulgação dos projetos classificados. A demora se deu devido a alterações no novo edital e dificuldades técnicas, segundo a secretaria de Cultura.

    Lucas diz que algumas sugestões para melhorar o edital foram acatadas. “Algumas medidas indicadas pelo conselho foram acatadas pela secretaria”, afirma.

    Lançado o edital do Prêmio Aniceto Matti de 2018

    O edital de 2018 do Prêmio Aniceto Matti contempla seis categorias subdivididas em grupos específicos: arte visual, arte cênica, literatura e leitura, música, audiovisual e projetos culturais iniciantes.

    Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas com domicílio ou CNPJ inscrito em Maringá há no mínimo dois anos. As inscrições ficam abertas até 16 de julho. Mais informações podem ser obtidas no portal da secretaria da Cultura de Maringá.

     

    O nome do prêmio de incentivo à cultura maringaense é uma homenagem ao professor de música e autor do Hino a Maringá. Italiano, Aniceto Matti chegou à cidade em 1953 e faleceu em 14 de Dezembro de 2000.

    Veja quem são os artistas contemplados

     

    Comentários estão fechados.