Curso inédito de Hanko, técnica de carimbo japonês, é ofertado em Maringá

  • O calígrafo japonês Ryuho Hamano vai ministrar exclusivamente em Maringá um workshop de Hanko – um carimbo feito de pedra, entalhado à mão e utilizado no lugar da assinatura no Japão. Será na quinta-feira (12/10) no Asia Sushi Beer. Segundo a organizadora, Cristiane Ueta, não há registros de nenhum curso de Hanko no Brasil.

    O carimbo tem os caracteres do sobrenome da pessoa escrito em kanji – tipo de caligrafia japonesa. E mesmo para aqueles que não têm sobrenome oriental, é possível adaptar o sobrenome em katakana – caracteres por sílaba.

    Com um formato cilíndrico e tamanho comparado à um pedaço de giz, os japoneses costumam usar tinta vermelha para carimbar.

    No Japão, toda a população tem um Hanko, até mesmo os estrangeiros, e o carimbo serve como uma assinatura, para legalizar documentos, abrir conta no banco, receber correspondência ou oficializar qualquer outro lugar que se costuma assinar. Sem o Hanko não é possível abrir uma conta no banco ou se matricular na universidade.

    Ao usar o carimbo em documentos, é necessário pressionar bem, pois são pequenos detalhes que diferenciam um do outro, como se fosse a digital. Qualquer falha pode causar problemas no reconhecimento e o carimbo ser recusado.

    Os carimbos também podem ser feitos para empresas, para serem utilizados como rubrica ou assinatura.

    Aqui no Brasil, ele pode ser usado para assinar artes, como pintura, para personalizar envelopes de casamento ou qualquer outro objeto para deixar uma marca única e pessoal.

    O workshop vai ensinar o passo a passo para se criar o seu próprio Hanko. O calígrafo japonês vai fornecer o material necessário, incluindo a pedra, tinta e faca especial, que poderá ser levada para casa caso o participante queira fazer mais Hankos depois.

    Será formada apenas uma turma com limite de dez pessoas. O curso é direcionado para profissionais das mais diversas áreas. Qualquer pessoa, com mais de 15 anos, poderá participar.

    Resumo:

    Data: 12/10/2017

    Hora: 10h às 13h e 14h às 17h

    Valor: R$ 390,00 ou US$ 120,00

    Local: Asia Sushi Beer – Av. Tiradentes 152, loja 3

    Informações e inscrições: 44 9 9951-0918 (Cristiane)

    Comentários estão fechados.