Levantamento do Sebrae/PR revela que 91% das startups no Paraná são pequenos negócios

O estudo mapeou 2.095 startups no Paraná — empresas caracterizadas por modelos de negócio escaláveis, ideias inovadoras e alto potencial de crescimento.

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    Está disponível o 11º Mapeamento das Startups Paranaenses, realizado pelo Sebrae/PR, com o objetivo de identificar, registrar e acompanhar a evolução dos pequenos negócios inovadores em todo o Estado. O estudo mapeou 2.095 startups no Paraná — empresas caracterizadas por modelos de negócio escaláveis, ideias inovadoras e alto potencial de crescimento.

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    A pesquisa realizada em 2024 apresenta uma radiografia detalhada do ecossistema, com informações sobre as verticais de atuação mais representativas, estágio de maturidade dos negócios, distribuição regional, perfil de gênero, escolaridade dos empreendedores, entre outros dados relevantes.

    Do total de startups identificadas, 1.548 estão formalizadas. A maioria (58%) é composta por microempresas, seguida por microempreendedores individuais (22,7%), empresas de pequeno porte (10,4%) e, em menor proporção, médias e grandes empresas (8,7%).

    No estágio de maturidade, 51% estão no momento de validação, que é quando a ideia do negócio se encontra na fase entre o problema e a solução e está em busca de clientes. Na sequência está a fase de tração, com 28%, quando a empresa já está com a operação estável no mercado e em busca de crescer e faturar mais.

    O material utiliza o Marco Legal das Startups para definir e classificar as empresas mapeadas. Uma das novidades dessa edição foi de que o estudo passou a considerar os negócios registrados no Inova Simples, como lembra o coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato.

    “O mapeamento é uma ferramenta que construímos ao longo do tempo e que auxilia a identificar e conhecer o perfil desse público, para que possamos atender de forma mais assertiva e célere”, aponta.

    Entre 2023 e 2024, houve o registro de crescimento de 19,17% no total de startups, passando de 1.758 para 2.095. Entre as formalizadas, o aumento foi de 34,03%, crescendo de 1.155 para 1.548 startups.

    “Começamos a trazer as empresas do Inova Simples, regime especial simplificado para negócios que se autodeclaram como empresas de inovação. Legislações como essas e o fomento a políticas públicas de formalização são necessários para estimular e incentivar a inovação”, comenta Tortato.

    Nos setores com mais startups estão: healthtech (10%), voltada à saúde e bem-estar; IT e Comm (9%), voltadas para serviços, venda e locação de soluções de TI; e agrotech (8%), que levam inovação para o campo.

    No Paraná, os locais com mais negócios são Curitiba (563) e as regiões noroeste (269), norte (238) e oeste (217).

    Agrotech

    Um desses negócios é a startup de agricultura urbana idealizada em 2020 por Alexandre Trompczynski Santos e Lorenzo Mesadri, durante o Startup Garage, programa do Sebrae/PR, que estimula a criação e validação de uma startup no ambiente acadêmico. Com sede em Curitiba, a startup busca incentivar o cultivo e consumo de alimentos saudáveis e orgânicos.

    Alexandre Trompczynski Santos e Lorenzo Mesadri, sócios da Eva, em uma das hortas. Foto: Divulgação.

    “Com a Eva Agricultura Urbana, queremos auxiliar quem mora na cidade a plantar e cultivar alimentos orgânicos para consumo, utilizando tecnologia e otimizando espaços urbanos. Hoje, temos soluções voltadas para o aumento da produtividade e a sustentabilidade das produções, para levar a experiência de plantar e colher seus próprios vegetais”, comenta Lorenzo. 

    De acordo com o mapeamento, a vertical agrotech (com soluções voltadas ao agronegócio) é a terceira maior, representando 8%.

    A startup começou na capital paranaense e ampliou a sua atuação, com presença no interior do Paraná e em sete municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Entre as soluções estão: hortas urbanas, hortoterapia, horta vertical, iluminação produtiva e horta inteligente.

    “Todos os conteúdos e capacitações em empreendedorismo nos trouxeram uma ampla expertise. Como costumo dizer: foi por conta do Sebrae que a gente nasceu. Temos planos de escalar a startup e ampliar a nossa linha de produtos”, finaliza.

    Otimização

    Os processos, a gestão e a rotina em escritórios contábeis costumam demandar carga horária extensa das equipes. Foi com isso em mente que Mateus Kobiyama e seus sócios criaram um sistema para essas empresas que reúne o que deve ser feito, com prazos, de acordo com a necessidade dos clientes e foco na melhoria da produtividade e qualidade do serviço.

    Localizado em Curitiba e com clientes por todo o Brasil, Kobiyama conta que a solução traz previsibilidade para os contadores.

    “Temos uma inteligência artificial que faz esse processo de forma automática e comanda a automatização. Auxiliamos os contadores a economizarem até 14 dias úteis do seu mês, sem perder prazos e pagar multas, mantendo a credibilidade e abrindo novas portas”, destaca.

    Equipe da startup Confi, cliente do Sebrae/PR. Foto: Divulgação.

    O sistema da startup Confi oferece gestão de tarefas e documentos, automação, otimização de processos com a extração de dados, integração com WhatsApp e informações dos documentos, melhorando a comunicação com os clientes.

    “Foi uma grande virada de chave. O nosso trabalho é remoto, e estávamos sozinhos, de certa forma isolados. O Sebrae nos incentivou a participar do ecossistema, ir para eventos e conhecer mais startups. Foi em um desses eventos que conhecemos um investidor que apostou e aportou recursos em nosso negócio”, completa.

    Acesse o infográfico: Mapeamento 24 – infografico pdf

    Assessoria de Imprensa Sebrae/PR

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