Em Maringá, 93% dos casos suspeitos de Covid-19 notificados não viajaram. São 71 casos confirmados

No boletim desta segunda-feira (27/4) foram confirmados 71 casos do novo coronavírus, com 51 pacientes recuperados

  • A Secretaria de Saúde fez um mapeamento dos casos confirmados de coronavírus em Maringá para auxiliar nas estratégias de combate e prevenção à Covid-19.

    A avaliação epidemiológica aponta que 59% dos pacientes infectados com a Covid-19 são homens, 73% das pessoas têm entre 14 e 59 anos e são moradores da região central do município. A pesquisa leva em consideração as notificações de pacientes até 24 de abril, quando foi confirmado 64 casos da doença.

    A concentração de casos confirmados e suspeitos de coronavírus segue no centro de Maringá e incluiu locais utilizados com frequência para caminhadas como o Parque do Ingá, Bosque 2 e o entorno da Vila Olímpica.

    O perfil de pacientes infectados mostra que, apesar do público de maior risco serem idosos, a faixa etária com maior incidência é de jovens e adultos. O que demostram mais uma vez que todos precisam manter o distanciamento entre pessoas e a manutenção rigorosa de hábitos de higienização.

    O mapeamento também indica a transmissão comunitária do coronavírus: das 1803 pessoas que apresentaram sintomas da doença e foram notificadas, 93% não viajaram. As medidas de higiene, segurança e prevenção ao Covid-19 precisam continuar para conter a transmissão do vírus.

    A Prefeitura de Maringá divulga boletins diários sobre o coronavírus para tornar os dados cada vez mais transparentes e mostrar o cenário da pandemia, até como recurso para valorizar a importância do isolamento social.

    No boletim desta segunda-feira (27/4) foram confirmados 71 casos do novo coronavírus. Do total, informa a prefeitura, 51 pessoas venceram o COVID-19. Também há 5 pessoas internadas, três em UTIs e duas em enfermarias e dez pacientes estão isolados em casa. Os óbitos por complicação do coronavírus permanecem em 5.

    São 359 casos suspeitos em acompanhamento pela Secretaria de Saúde. As equipes também monitoram outros 19 casos suspeitos internados. São todos adultos, com 12 em enfermarias e 7 em UTIs.

    O boletim também indica 1532 casos encerrados. Esses são pacientes que foram monitorados por 14 dias por terem apresentado sintomas compatíveis com a COVID-19, mas o quadro não evoluiu.

    A taxa de ocupação hospitalar geral na cidade é: 54,21% de leitos enfermaria, 60,66% na UTI adulta e 61,82% da UTI neonatal/pediátrica.

    Medidas rigorosas foram tomadas para desestimular a presença de pessoas em espaços públicos e o uso de máscara tornou-se obrigatório. A Secretaria de Saúde pede a todos. “Saia de casa apenas em casos de urgência ou para trabalhar. E se sair: use máscaras.”

    Perfil dos casos notificados
    Notificação de 26 de fevereiro a 24 de abril: 1803
    Sexo: 54% feminino e 46% masculino
    Faixa etária: 59% – 14 a 59 anos; 30% – 0 a 13 anos e 11% – acima de 60 anos
    Transmissão comunitária: 93% não viajaram
    Área de concentração: 46% nas áreas centrais, 38% zona norte e 16% na zona sul

    Perfil dos casos confirmados
    Casos confirmados até 24 de abril: 64
    Sexo: 59% masculino e 41% feminino
    Faixa etária: 73% – 14 a 59 anos; 25%- 60 anos ou mais e 2% de 0 a 13 anos
    Área de concentração: região central

    Comentários estão fechados.