Descubra como apenas 20 minutos de caminhada diária beneficiam sua saúde

Para quem é sedentário e deseja aumentar a qualidade de vida, a caminhada surge como um excelente ponto de partida.

  • Foto: Ilustrativa 

    Introduzir uma caminhada matinal na sua rotina pode ser mais simples do que parece. Mesmo quem tem uma agenda lotada pode se beneficiar de um pequeno investimento de tempo na saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 20 minutos de caminhada por dia já podem fazer uma grande diferença para o seu bem-estar físico.

    A OMS recomenda que adultos pratiquem entre 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, o que corresponde a aproximadamente 22 a 43 minutos diários. Contudo, para quem opta por exercícios mais intensos, o tempo recomendado reduz para 75 a 150 minutos semanais, ou cerca de 11 a 22 minutos por dia.

    Investir nessa quantidade de atividade física é o mínimo necessário para colher os benefícios para a saúde. Vale lembrar que a duração do exercício deve ser ajustada conforme o objetivo, a capacidade física individual e a orientação de profissionais de saúde.

    Para quem é sedentário e deseja aumentar a qualidade de vida, a caminhada surge como um excelente ponto de partida. Com apenas 20 minutos de caminhada por dia, já é possível observar melhorias significativas na saúde e no bem-estar. Marcelo Sady, Pós-Doutor em Genética, destaca que os benefícios do treinamento físico são parcialmente promovidos por adaptações no músculo esquelético.

    Com o objetivo de incentivar a prática regular de atividade física, listamos algumas vantagens importantes da caminhada diária. Veja abaixo:

    Benefícios para o sistema cardiovascular: A prática regular de caminhada pode otimizar a saúde cardiovascular, de acordo com o cardiologista Juliano Burckhardt, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Além disso, ele ressalta que isso facilita a eliminação de mitocôndrias disfuncionais nas células cardíacas.

    Impactos positivos na saúde mental: O neurologista Gabriel Novaes de Rezende Batistella afirma que a prática de exercícios físicos melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória, além de estimular mudanças químicas no cérebro que aprimoram o aprendizado, o humor e o pensamento.

    Melhora da circulação sanguínea: Segundo Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a atividade física aumenta o fluxo de sangue e melhora o retorno venoso, levando oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos.

    Aumento da beleza física: Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, destaca que a prática regular de caminhada melhora a circulação sanguínea, que auxilia na distribuição e absorção adequada dos nutrientes pelo corpo, resultando em uma pele mais hidratada, corada e viçosa.

    Comentários estão fechados.